Notícias - Social

Projeto AutismoS Presente: Primeiro encontro
de formação aconteceu no dia 12

14/08/2019   Social

Aconteceu na tarde da última segunda-feira (12) o primeiro encontro de formação do Projeto AutismoS Presente. O Projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Apoio Educacional AutismoS e conta com o apoio do Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI desde 2018.

Fundado em 20 de fevereiro de 2018, o Grupo é formado por voluntárias independentes que não possuem ligações com ONGs ou associações e se uniram com o intuito de realizar e promover projetos relacionados à formação, à sensibilização e à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de forma diferenciada e dinâmica.

O Grupo de Apoio Educacional AutismoS tem como objetivo promover parcerias com as escolas municipais e particulares para sensibilização e conscientização do TEA nas formações continuadas dos professores e profissionais de educação para adequada orientação e convivência inclusiva. Também propõe desvelar o autista em sua individualidade, além de percebê-lo como um sujeito sociocultural, criador e protagonista de sua própria história – ou seja, propõe acolher o autista por aquilo que ele é, e não por aquilo que será.

O Grupo de Apoio Educacional AutismoS traz como missão levar informações pertinentes e atualizadas sobre o TEA por meio de formações continuadas para profissionais da área de educação das redes pública e privada de ensino, com o intuito de mobilizar a sociedade para um mundo mais inclusivo.

A UNIASSELVI identifica-se com a missão do grupo de apoio educacional AutismoS, uma vez que também promove a inclusão social e, de forma específica, das pessoas com TEA no espaço acadêmico. Como consequência da formação que o autista recebe no meio acadêmico, promove a inclusão no mundo do trabalho. Essa identificação já levou a IES a apoiar a realização de dois seminários regionais que trataram sobre Autismo, assim como já desenvolveu um Curso Livre sobre o tema que se encontra disponível à comunidade de forma gratuita. Além disso, recentemente, a IES promoveu uma formação aos tutores externos que atendem os acadêmicos com autismo matriculados na UNIASSELVI.

Agora, chegou a hora de expandir o apoio ao Grupo de Apoio Educacional AutismoS no desejo de levar a inclusão pela informação aos mais longínquos rincões deste país. Assim, a UNIASSELVI, procurada pelas integrantes do Grupo que apresentaram a proposta de expandir as ações, vislumbra neste Projeto a possibilidade de:

- Ampliar e aprofundar as ações de inclusão já desenvolvidas pela IES; 
- Promover e difundir o trabalho voluntário; 
- Levar gratuitamente a informação como forma de inclusão às redes públicas e privadas de ensino;
- Ampliar as atividades de responsabilidade social, de iniciação científica e de extensão do Centro Universitário.

A UNIASSELVI apoia o Grupo de Apoio Educacional AutismoS assim como apoia ações de iniciativa privada e voluntária que denotam seriedade, organização, ética e formação científica e humana, revelando nas suas ações os valores que norteiam toda sua ação educacional.


Das ações

Ação 1 – Divulgação do Projeto AutismoS nos Polos de Apoio Presencial da UNIASSELVI (julho/2019).
Ação 2 – Formação gratuita de multiplicadores voluntários para a gestão do Projeto nos Polos de Apoio Presencial (agosto a dezembro/2019).
Ação 3 – Formação gratuita de agentes educacionais que atendem o aluno com autismo em alguma rede de ensino (2020).
Ação 4 – Realização de três Seminários Regionais em Belo Horizonte e Porto Alegre e de um Simpósio Nacional em Florianópolis (2020).

Para que o polo participasse do Projeto AutismoS Presente, foi realizada a inscrição de adesão. Neste momento, cada polo que aderiu ao Projeto indicou os voluntários que atuam como multiplicadores durante todo o Projeto. Os multiplicadores voluntários devem possuir curso superior e o comprometimento com a causa da inclusão social e, de forma especial, da inclusão educacional das pessoas com deficiência.

Aos multiplicadores voluntários cabe: participar da capacitação com frequência e aproveitamento; organizar a formação dos agentes educacionais locais e regionais; e emitir relatório das ações desenvolvidas.


Do conteúdo da Capacitação e da Formação dos Multiplicadores

Além das 15h presenciais onde o multiplicador participa da Formação, ao vivo, através de Webinar, faz parte da formação 20h de estudo a distância e pesquisa, além de mais 5h dedicadas a elaboração do trabalho de conclusão. 

1º encontro: 12 de agosto, segunda-feira – 14h30 às 16h30
Tema: Conhecendo e fazendo parte do projeto

2º encontro: 2 de setembro, segunda-feira – 14h30 às 16h30
Tema: Por dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

3º encontro: 30 de setembro, segunda-feira – 14h30 às 16h30
Tema: TEA & Família & Escola
A importância da tríade: TEA & Família & Escola

4º encontro: 21 de outubro, segunda-feira – 14h30 às 16h30
Tema: TEA & Integração Sensorial & Escola
O Descortinar da Integração Sensorial

5º encontro: 18 de novembro, segunda-feira – 14h30 às 16h30 
Tema: TEA & Comunicação & Escola
Comunicação Alternativa? Você tem várias alternativas!

6º encontro: 25 de novembro, segunda-feira – 14h30 às 16h30
Tema: Projeto AutismoS 2020


Da certificação

Os certificados serão emitidos pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI mediante frequência e aproveitamento. Para os colaboradores da UNIASSELVI, o certificado será emitido via cadastro do evento no sistema do Setor de Capacitação e Formação Continuada. Para a comunidade externa, será criado o evento macro, sendo que os polos farão o cadastro dos eventos locais para a emissão do certificado. Em se tratando dos seminários e do simpósio, a emissão dos certificados fica vinculada à lista de presenças sendo de responsabilidade da UNIASSELVI.

Nesta primeira etapa o Projeto AustismoS Presente conta com a participação de 85 polos e 236 voluntários.