Psicologia Educacional - Lato Sensu

  • Modalidade:
  • EAD

Sobre o curso

Os profissionais especialistas em Psicologia Educacional desenvolvem estratégias educacionais, projetos educativos, auxiliam o desenvolvimento das capacidades dos sujeitos com dificuldades de aprendizagem e fomentam o uso de instrumentos apropriados que podem potencializar o desempenho acadêmico dos alunos. Objetivam com suas ações, a estruturação de uma prática docente fundamentada no processo de construção do conhecimento. Além disso, pesquisam o funcionamento da própria instituição de ensino como organização. Sendo assim, o curso de especialização em Psicologia Educacional abrange profissionais que buscam conhecimento, novas metodologias e qualificação nas suas respectivas áreas. O objetivo do curso é preparar os profissionais para compreenderem e atuarem frente aos fatores psicológicos envolvidos nos processos educacionais de ensino e aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e nas relações interpessoais da comunidade escolar, objetivando o direcionamento de estratégias de prevenção, promoção e acompanhamento. Dessa forma, o curso visa uma integração entre elementos teóricos e práticos da Psicologia Educacional frente à complexidade da atualidade.

Métodos de Ensino

MODALIDADE ON-LINE: Na modalidade ON-LINE os estudos são desenvolvidos a distância em um período de 12 meses: 10 meses para realizar os estudos de cada disciplina (uma por mês) e 2 meses para elaborar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso. Para realizar os estudos, o Pós-Graduando recebe os materiais didáticos (caderno de estudos) em seu endereço postal e desenvolve todas as atividades avaliativas e de interação na Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para cada disciplina o Pós-Graduando conta com o acompanhamento pedagógico de um Professor-Tutor On-line que atende diariamente via Ambiente Virtual de Aprendizagem, telefone (47) 3301-6200 e e-mail. 


MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: Na modalidade semipresencial os estudos são desenvolvidos em, aproximadamente, 12 meses: 10 meses para os estudos das disciplinas e realização das avaliações nos encontros presenciais (1 encontro por mês) e 2 meses para apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O Pós-Graduando recebe os materiais didáticos (caderno de estudos) nos encontros presenciais e seus estudos são orientados e acompanhados por um Professor-Tutor. Os dias da semana para ocorrência dos encontros presenciais são definidos pelas instituições parceiras e o cronograma de cada turma fica disponível na Plataforma Virtual de Aprendizagem. Entre um encontro e outro, o aluno conta com o acompanhamento pedagógico de um Professor-Tutor On-line que atende diariamente via Plataforma Virtual de Aprendizagem, telefone (47) 3301-6200 e e-mail.

Público-alvo

Graduados em Psicologia, Pedagogia e profissionais licenciados na educação ou áreas afins, que tenham interesse em atuar em instituições com propostas educativas e aprofundar seus conhecimentos nas áreas de psicologia, educação, processos educacionais, ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano.


Duração:

12 meses

Carga horária:

400h

Matriz curricular:
Clique aqui para ver

Informações legais:

Curso em conformidade com a Resolução n° 1 de 06/04/2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.