Fale diretamente com seu Polo UNIASSELVI pelo WhatsApp. Clique aqui e fale com a gente!

Press releases

UNIASSELVI adapta modelo acadêmico para o enfrentamento do coronavírus

30/03/2020

Instituição passa a ter encontros, aulas e provas totalmente virtuais durante período de distanciamento social

A UNIASSELVI, instituição referência no Brasil na oferta de cursos de graduação e pós na modalidade EAD semipresencial, adaptou seu modelo acadêmico para o período em que foram impostos limites para a aglomeração de pessoas em função da pandemia do novo coronavírus. A partir de 1° de abril, todos os mais de 300.000 alunos da instituição terão os encontros presenciais anteriormente realizados em seus mais de 650 polos e unidades, substituídos por um processo totalmente virtual, inclusive nas avaliações das disciplinas. Tal mudança só foi possível após a implementação de um modelo acadêmico inovador, que utiliza o formato mais próximo de ensino a distância disponível no mercado, com um tutor exclusivo para cada turma e amplo suporte tecnológico, que faz uso de simuladores, laboratórios virtuais e professores de plantão. Serão mais de 3.000 salas de aula espalhadas pelo Brasil, totalmente gerenciadas pela instituição e com o foco na melhor experiência para seus alunos.

Para a mudança, os investimentos em tecnologia e recursos pedagógicos foram expressivos. Novos laboratórios virtuais já foram colocados à disposição dos alunos e os servidores de tecnologia de informação passaram por aumento de capacidade e velocidade, por exemplo.

A alteração, por outro lado, não vai interferir no calendário acadêmico e seguirá todas as determinações do Ministério da Educação (MEC). Segundo o reitor, Prof. Hermínio Kloch, desde 2006 – ano em que começou a oferta de EAD na UNIASSELVI – a instituição vem aprimorando sua plataforma de ensino. “Temos nota máxima na avaliação do recredenciamento feita pelo MEC e já formamos mais de 200 mil alunos, que construíram uma trajetória de aprendizagem dinâmica e pautada no uso das tecnologias”, explica. Esse diferencial, segundo o professor, é vital para o atual momento em que toda a educação passa, no Brasil e no mundo, para o formato EAD, não só no nível Superior. “Entre os egressos, mais de 50 mil são professores, formados nos cursos de licenciatura EAD, que além de absorverem os conteúdos disponibilizados de acordo com as diretrizes e especificidades de cada curso, também aprenderam a lidar com o ensino mediado pelo uso das tecnologias. Esse é um diferencial claro em sua formação e isso será fundamental agora”.

Para atender toda a demanda de informações e dúvidas por parte dos alunos durante o cenário de suspensão das atividades presenciais, a UNIASSELVI reforçou as centrais de atendimento. Além disso, um canal de WhatsApp está sendo usado pelos mais de 600 polos para atendimento personalizado, através do número (47) 3301-6100 – apenas para mensagens, sem ligações. A UNIASSELVI reforça, por outro lado, que o canal mais indicado para todos os atendimentos aos alunos é o Ambiente Virtual de Aprendizagem, que concentra comunicados, informações de secretaria e materiais de estudo, entre outros.

 UNIASSELVI em números 

• Mais de 300.000 alunos em cursos de graduação e pós, presenciais e a distância

• 650 polos EAD em todos os estados do Brasil

• Oferta de mais de 200 cursos de graduação e pós

• Cerca de 3.500 tutores exclusivos que atendem em sala de aula nos polos e, temporariamente, nos encontros virtuais

• Nota 5 no MEC, nas avaliações institucional e credenciamento EAD