Com o objetivo de atender seus acadêmicos de forma rápida e eficiente, a Associação Educacional Leonardo Da Vinci (ASSELVI) foi fundada em 1999, na cidade de Indaial. Um sonho projetado e concretizado pelo professor José Tafner, fundador da instituição, a ASSELVI foi construída sobre princípios norteadores sólidos, inspirados em Leonardo Da Vinci. Em poucos meses, o número de matrículas cresceu acima das expectativas e, em 2000, a ASSELVI tornou-se Faculdades Integradas do Vale do Itajaí (FACIVI).

Na busca pelo título de instituição universitária, a FACIVI registrou um fato inédito no ensino superior brasileiro, no dia 2 de setembro de 2004, com a publicação da Portaria 2686, do Ministério da Educação (MEC): com apenas quatro anos e meio de atividades, a instituição ganhou título universitário e tornou-se o Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI).

Também em 2004, a UNIASSELVI protocolou junto ao MEC pedido para oferecer cursos de graduação na modalidade a distância. O pedido foi atendido através da Portaria Ministerial 4.017, do dia 22 de novembro de 2005, curiosamente na data em que é comemorado o Dia Nacional da Educação a Distância.

Seguindo uma tendência nacional de consolidação do Ensino Superior privado, a UNIASSELVI uniu-se com a Faculdade Metropolitana de Blumenau (FAMEBLU) e com a Faculdade Metropolitana de Rio do Sul (FAMESUL), o que contribuiu para o aperfeiçoamento das experiências administrativas e pedagógicas entre as instituições. Em 2008, a Faculdade Metropolitana de Guaramirim (FAMEG), a Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim (ASSEVIM) e o Instituto Catarinense de Pós-graduação (ICPG) também integraram a empreitada, formando o maior grupo de ensino superior privado de Santa Catarina.

Milhares de acadêmicos em todas as regiões do Brasil se formaram em cursos de graduação presenciais e a distância da UNIASSELVI ao longo dos últimos anos. Com isso, a instituição tornou-se referência nacional em educação superior, com dezenas de polos de apoio presencial e unidades de ensino com infraestrutura moderna.

Em 2015, a UNIASSELVI recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) pelos seus 10 anos de atuação no mercado da Educação a Distância. Em 2016, a instituição teve autorização do Ministério da Educação para a abertura de 26 novos polos de apoio presencial, somando 74 polos em 15 estados do país. Em 2017, a UNIASSELVI aumentou sua presença no Brasil com a abertura de mais de 150 polos, somando 230 polos EAD. As unidades de ensino presencial estão localizadas em Santa Catarina, nas cidades de Indaial, Blumenau, Brusque, Guaramirim, Rio do Sul e Timbó.