Seja bem-vindo à Extensão


A Curricularização da Extensão é um processo vivo, orgânico e pulsante. Corre em nossas veias e bate em nossos corações uma vontade de mudar o mundo por meio da Educação, o transformando em um lugar melhor para todos.

Mais do que o cumprimento de uma medida legal, que prevê a dedicação de, no mínimo, dez por cento (10%) do total da carga horária curricular para a extensão universitária, a curricularização da extensão requer uma mudança no modelo educacional vigente.

Somente imergindo na comunidade que entenderemos as suas demandas. Assim, podemos nos conectar com elas, e por meio do exercício de nos colocarmos no lugar do outro, poderemos realizar ações efetivas.

Não basta apenas fazer, nosso foco é fazer a diferença e contribuir com uma transformação positiva da sociedade e do planeta. Nesta jornada da Curricularização da Extensão você, estudante, é o protagonista.

Vamos juntos?


Nossos Programas


Os Programas de Extensão são um conjunto de atividades integradas, de médio e longo prazo, orientadas a um objetivo comum, articulando projetos e outras atividades de extensão, cujas diretrizes e escopo de interação da comunidade acadêmica com a sociedade, integram-se às linhas de ensino e pesquisa planejadas e disponibilizadas pelas Instituições de Ensino Superior.

Conheça alguns dos nossos Programas Institucionais de Extensão:


  • O Programa Institucional de Extensão Propósitos tem como objetivos:

    • Promover a cultura do voluntariado de forma articulada entre o Comunidade Acadêmica, as organizações da sociedade civil e a comunidade.
    • Incentivar o engajamento estudantil e a participação cidadã em ações voltadas à transformação da sociedade.

  • O Programa Institucional de Extensão V-I-D-A-S tem como objetivos:

    • Promover a cultura da inclusão incentivando ações extensionistas voltadas à promoção da inclusão e da igualdade social por meio da educação.
    • Incentivar a solidariedade, transformação e consciência social, diálogo e o amor entre os povos por meio de ações articuladas entre Universidade e Sociedade.

  • O Programa Institucional de Extensão Alfabetização Transformativa tem como objetivo:

    • Promover a inclusão social e o exercício da cidadania por meio da alfabetização e letramento de jovens, adultos e idosos estimulando o gosto pela leitura e a prática da escrita como ferramentas de empoderamento pessoal e social.

  • O Programa Institucional de Extensão Skills Up tem como objetivo:

    • Capacitar os participantes com as habilidades emocionais e sociais necessárias em suas interações interpessoais, em ambientes profissionais, assim como no meio onde estão inseridos, visando ir além das habilidades técnicas, oferecendo uma base sólida de competências essenciais para prosperar em ambientes de trabalho cada vez mais complexos e dinâmicos.

  • O Programa Institucional de Extensão Ceres tem como objetivo:

    • O Programa Institucional de Extensão “Ceres” promove segurança alimentar por meio de hortas comunitárias sustentáveis e ações voltadas a grupos vulneráveis, como doação de alimentos e cestas básicas. Também incentiva a agricultura ecológica, forma agentes comunitários e capacita práticas que melhoram o solo, aumentam a produção de alimentos frescos e estimulam a autossuficiência local. Além de combater a fome, o programa fomenta pesquisa acadêmica e políticas públicas para segurança alimentar, alinhando-se ao compromisso da Vitru com a erradicação da fome.

  • O Programa Institucional de Extensão Ártemis tem como objetivo:

    • O Programa de Extensão “Ártemis empodera meninas e mulheres com capacitações técnicas e socioemocionais, promovendo liderança em áreas de baixa representatividade feminina. Inspirado na deusa Ártemis, o programa incentiva força e igualdade, conscientizando a comunidade acadêmica e seus arredores. Com parcerias estratégicas e foco na integração entre Extensão e pesquisa, fortalece redes de apoio e cria oportunidades para mulheres no ensino e mercado de trabalho.

  • O Programa Institucional de Extensão Gaia tem como objetivo:

    • O Programa de Extensão “Gaia” promove cidades sustentáveis e inclusivas. Focado em sustentabilidade e participação comunitária, incentiva espaços verdes, mobilidade urbana e gestão de resíduos, capacitando moradores e fortalecendo a governança local. Com diagnósticos, workshops e planejamento, conecta conhecimento acadêmico à realidade, criando ambientes mais resilientes e decisões urbanas que atendem às necessidades dos cidadãos para um futuro sustentável.

Jornada do Estudante nas Atividades de Extensão


Para fazer parte desta Jornada da Extensão e desenvolver as atividades, o estudante seguirá os seguintes passos:


Perguntas Frequentes



  • A extensão é uma atividade que se integra à matriz curricular e se refere à inclusão de atividades e projetos que vão além do currículo acadêmico formal e oferecem oportunidades adicionais de aprendizado e envolvimento dos estudantes. A extensão curricular busca complementar a formação dos alunos, proporcionando experiências enriquecedoras.

    Além disso, ela visa estimular o desenvolvimento de competências não apenas acadêmicas, mas, também, socioemocionais, como colaboração, liderança, resiliência, pensamento crítico e ética. Ela valoriza a participação ativa dos estudantes, incentivando-os a se envolver em atividades que tenham impacto na comunidade e no mundo ao seu redor.

    As atividades de extensão têm como objetivo principal levar o conhecimento acadêmico e as habilidades técnicas para além da instituição de ensino, atendendo às demandas e necessidades da comunidade, que se beneficia do acesso a serviços, cursos, projetos e eventos que visam melhorar a educação, a saúde e o bem-estar, além de promover a conscientização e a participação cidadã.

    A extensão também promove a troca de conhecimentos e experiências entre a academia e a comunidade, fortalecendo o diálogo e a colaboração. Os estudantes envolvidos nas atividades de extensão têm a oportunidade de trabalhar em conjunto com os membros da comunidade, compartilhando seus conhecimentos e contribuindo para o desenvolvimento local.

  • Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.

  • As atividades extensionistas, segundo sua caracterização nos Projetos Político-pedagógicos dos cursos, inserem-se nas seguintes modalidades:

    I. Programas: atividades integradas, de médio e longo prazo, orientadas a um objetivo comum, articulando projetos e outras atividades de extensão.

    II. Projetos: atividade de caráter educativo, social, cultural, científico, tecnológico com prazo determinado.

    III. Cursos e oficinas: cursos de atualização, treinamento, qualificação profissional, aperfeiçoamento.

    IV. Eventos: congresso, seminário, ciclo de debates, exposição, espetáculo, evento esportivo, festival.

    V. Prestação de serviço: serviço de consultoria, assessoria e curadoria, assistência à saúde humana, assistência à saúde animal, assistência jurídica e judicial.

  • As atividades de extensão devem computar 10% do total da carga horária curricular dos cursos em todas as modalidades de oferta e integrar a matriz curricular dos cursos como componente curricular de atividades de Extensão.

  • São atividades que envolvem diretamente as comunidades externas, no âmbito local, regional, nacional e/ou internacional, vinculadas à formação na Educação Superior dos estudantes.

  • As atividades de extensão desempenham um papel fundamental ao promover o protagonismo dos estudantes. Ao se engajarem em projetos de extensão, os estudantes são incentivados a assumir um papel ativo na busca por soluções para desafios sociais e comunitários, exercendo sua autonomia, criatividade e responsabilidade. Essa participação ativa lhes permite adquirir uma consciência crítica, ampliar suas perspectivas e desenvolver competências transversais, como trabalho em equipe, liderança, comunicação e empreendedorismo social. Por meio do protagonismo estudantil nas atividades de extensão, os jovens se tornam agentes de transformação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade e para a construção de um futuro mais justo e inclusivo.

    Quanto às atividades complementares, por sua vez, ainda que possam desempenhar um papel formativo, o estudante pode participar na condição de ouvinte e em ações que não envolvam a comunidade externa. Por exemplo, como estudante em um curso de idiomas ou participante/ouvinte em seminários e palestras.

  • Não. As atividades de extensão, conforme definidas na Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, precisam estabelecer uma interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

  • Somente os estudantes que iniciaram seu curso de graduação a partir do ano de 2023 deverão cumprir 10% da carga horária do curso em atividades presenciais de extensão.

  • Não. As atividades de pesquisa não podem ser creditadas contabilizadas no currículo como extensão, mas podem ser creditadas como Atividades Complementares, considerando o que é determinado pelo Regulamento das Atividades Complementares em vigência.

  • As atividades de extensão estarão disponíveis no ambiente virtual do estudante com todas as informações necessárias para execução.

  • Presencialmente, tanto nos cursos presenciais quanto a distância, em região compatível no qual o estudante esteja matriculado.

  • Os estudantes devem cumprir a carga horária de extensão durante o seu percurso formativo, ou seja, eles têm o tempo de duração do curso de graduação para participar, comprovar e creditar as horas relativas à extensão.

  • Sim. O estudante somente estará apto para a colação de grau se cumprir todos os requisitos obrigatórios do curso. Caso contrário, não colará grau.

  • Para aderir a uma atividade de extensão, o estudante deverá acessar o seu Ambiente Virtual de Aprendizagem e clicar no item EXTENSÃO. Neste espaço, estarão disponíveis as atividades aderentes às competências e à formação do estudante para leitura e inscrição.

  • Após a adesão, o estudante pode iniciar o desenvolvimento da atividade de extensão junto à comunidade, conforme a descrição de cada atividade proposta que estará disponível no AVA. É muito importante seguir as orientações presentes na atividade para realizá-la de forma assertiva e garantir o atingimento dos objetivos propostos.

  • O estudante pode escolher entre os projetos disponíveis em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem. É uma oportunidade para ele praticar conhecimentos e técnicas aprendidos em aula, desenvolver competências exigidas da área e, também, contribuir profissionalmente com a comunidade local.

    É importante pontuar que não serão todas as atividades de extensão ofertadas pela IES que estarão disponíveis para todos os cursos, portanto, serão exibidas para o estudante somente as atividades elegíveis para sua participação.

  • Sim, no entanto, é importante considerar que o cumprimento da carga horária das atividades de extensão pelos estudantes de graduação é de caráter obrigatório, e ele deverá escolher outra atividade para realização.

  • Ao aderir à atividade, o(a) estudante poderá emitir uma declaração de vínculo institucional, a qual estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem, no ambiente da atividade escolhida. Nesse documento, constam as informações que comprovam a matrícula na instituição e o nome da atividade a ser desenvolvida naquele local.

  • Sim. Os estudantes podem participar de quantas atividades julgarem aderentes à sua formação, que contribuam com o desenvolvimento das competências e habilidades e gerem impacto social.

  • Ao clicar no item EXTENSÃO, o(a) estudante visualizará o botão intitulado “Minha evolução na extensão”. Nele, é possível encontrar a carga horária total a ser cumprida durante o curso e as horas já cumpridas a partir da realização das atividades, que são separadas por modalidade. Além disso, no item MEU CURSO, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, é possível consultar a porcentagem de cumprimento da carga horária de extensão.

  • Sim. As evidências do desenvolvimento da atividade de extensão serão recebidas e passarão por um processo de validação, assegurando a validade das informações e da documentação apresentada.

  • Não. Embora seja uma atividade de caráter obrigatório e parte do currículo escolar, as evidências comprobatórias do desenvolvimento da atividade de extensão serão recebidas e passarão por um processo de validação, que assegura a validade das informações e documentação apresentada, sem atribuição de nota.

  • Sim. Caso as evidências apresentadas no relatório não estejam adequadas à proposta da atividade de extensão, poderão ser indeferidas e devolvidas para correção.

  • Após o preenchimento do relatório de comprovação com as evidências, a próxima etapa é o preenchimento do formulário de AUTOAVALIAÇÃO. Nesse questionário, o(a) estudante avaliará o próprio desempenho e a experiência obtida com a realização da atividade. Essa etapa é obrigatória para que a atividade seja direcionada para a avaliação.

  • Sim. Os membros da comunidade onde a atividade de extensão foi realizada serão convidados para avaliar a atividade, com o objetivo de identificar pontos de melhoria e aprimoramentos, além de medir o impacto social da atividade de extensão.

  • Sim. A atividade de extensão será considerada concluída quando todas etapas forem cumpridas. Para tanto, considera-se: o cumprimento total da carga horária do cronograma, o preenchimento da autoavaliação, o direcionamento do questionário para a comunidade e o deferimento da atividade. Caso o cumprimento da carga horária seja parcial, será emitida uma declaração parcial de realização da atividade.

    Tanto a declaração quanto o certificado ficarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, ao acessar cada atividade.

    Importante:

    - As horas do certificado da atividade de extensão já são contabilizadas automaticamente na carga horária de extensão. Portanto, não há a necessidade de solicitar o lançamento das horas.

    - As atividades de extensão não podem ser protocoladas como horas complementares, uma vez que as atividades têm propostas diferentes, assim como é explicado na questão 1.6.

  • Os atores pedagógicos institucionais podem propor atividades por meio do Portal de Extensão. Já atores externos à Instituição poderão submeter atividades de extensão por meio de editais institucionais.

  • Uma atividade de extensão deve ser construída considerando os seguintes itens:

    I. Dados de identificação: título; modalidade da extensão; submodalidade da extensão; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); curso propositor; área do conhecimento do curso propositor; cursos para os quais será ofertada; competências profissiográficas.

    II. Recursos humanos envolvidos: identificação do responsável proponente.

    III. Detalhamento da atividade: resumo da atividade extensionista; período de desenvolvimento; carga horária; objetivo; conhecimentos prévios; metodologia; público-alvo impactado; estimativa de público impactado; cronograma; avaliação.

    IV. Anexos: Poderão ser disponibilizados arquivos do tipo PPT, PDF, Word, dentre outros, que complementem as informações e aprimorem a jornada do(a) estudante.

  • Sim. O objetivo desse vínculo é o fortalecimento da cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos, nas empresas, nas universidades e no universo corporativo. Esses objetivos tornam as ações mais eficientes, responsáveis e transparentes. Ao adotar uma metodologia para cumprir os ODS, as instituições assumem um papel relevante na mitigação dos riscos impostos ao meio ambiente e aos recursos naturais, além de contribuírem para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida no planeta.


Olá!

Aqui você encontrará as atividades de extensão disponíveis para realização.

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Participe


As Atividades Acadêmicas de Extensão são caracterizadas como ações de intervenção, que envolvem diretamente a comunidade externa à instituição de ensino, vinculadas à formação dos estudantes na Educação Superior.

Nossos Editais visam a promoção de Atividades de Extensão em consonância com as necessidades das comunidades onde estamos inseridos.


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