Aqui você encontra a lista de diversos acervos, plataformas e bibliotecas virtuais de acesso livre, nacionais e internacionais, que estão disponíveis na web, para complementar suas pesquisas e estudos.

  • Academia Brasileira (acessar)

    A Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição cultural inaugurada em 20 de julho de 1897* e sediada no Rio de Janeiro, cujo objetivo é o cultivo da língua e da literatura nacionais. Compõe-se a ABL de 40 membros efetivos e perpétuos, e 20 sócios correspondentes estrangeiros.

  • Bartleby (acessar)

    Bartleby é um centro de sucesso estudantil, desenvolvido pela Barnes & Noble Education, Inc. (NYSE: BNED) como parte de sua missão contínua de servir todos os que trabalham para elevar suas vidas através da educação. Os produtos e serviços da Bartleby são projetados para melhorar o desempenho e os resultados dos alunos, oferecendo caminhos para aprendizado que se ajustam às agendas e exigências do aluno de hoje. As ofertas atuais na plataforma Bartleby incluem Bartleby Textbook Solutions e Bartleby Writing.

  • Biblioteca Virtual de Literatura (acessar)

    Na biblio, você tem acesso a obras em domínio público dos mais importantes autores de nossa língua para leitura imediata.

  • Biblioteca Digital Mundial (acessar)

    A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

  • Biblioteca Nacional (acessar)

    A Biblioteca Nacional (BN) é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País. Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga instituição cultural brasileira. Possui um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e, por isso, foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo. Para garantir a manutenção desse imenso conjunto de obras, a BN possui laboratórios de restauração e conservação de papel, oficina de encadernação, centro de microfilmagem, fotografia e digitalização.

  • Biblioteca Virtual Anísio Teixeira (acessar)

    Anísio Spínola Teixeira foi um dos maiores educadores brasileiros, graças ao pioneirismo na implantação de modelos educacionais como a Escola Parque, defesa da escola pública e implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Na década de 60, participou, juntamente com Darcy Ribeiro, da criação da Universidade de Brasília, vindo a ser seu segundo reitor. Escreveu vários livros, aonde defendeu a renovação do sistema educacional brasileiro em bases democráticas, atendendo à formação das classes menos favorecidas. A biblioteca em questão, reúne suas produção científica e publicações.

  • Biblioteca Virtual de Ciências Humanas (acessar)

    A Biblioteca Virtual de Ciências Humanas permite o acesso gratuito a um conjunto de bibliotecas virtuais desenvolvidas pelo próprio Centro Edelstein de Pesquisas Sociais ou em parceria com outras instituições. O acervo contém mais de 55.000 textos com sistema de busca por titulo o autor e se encontra em permanente expansão.

  • Biblioteca Virtual da FAPESP (acessar)

    Criada em 2004 e inaugurada em 2005, a Biblioteca Virtual do Centro de Documentação e Informação da FAPESP - BV/CDi oferece informação referencial sobre bolsas e auxílios concedidos pela Fundação. É construída com base em modernos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e em regras internacionais de tratamento da informação.

  • Biblioteca Virtual do Rio Grande do Sul (acessar)

    A Biblioteca Virtual do Rio Grande do Sul disponibiliza Fontes Eletrônicas de Informação e Bases de Dados utilizadas e recomendadas pelas bibliotecas participantes, bem como a consulta nas bases bibliográficas das bibliotecas participantes, com o intuito de facilitar a busca de informações confiáveis e com qualidade. Foram selecionadas apenas fontes de acesso livre e disponíveis na Internet.

  • Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes (acessar)

    Miguel de Cervantes é o grande protagonista desta Biblioteca do Autor, onde, nas mãos de grandes especialistas, são compilados seus trabalhos completos e é oferecida uma seleção muito importante de estudos críticos e biográficos, além de traduções, atribuições, audiovisuais, registros sonoros. e imagens. Eles também poderão encontrar ferramentas tecnológicas que, além do prazer da leitura, permitem o acesso ao vasto mundo das obras de Miguel de Cervantes de muitas maneiras diferentes. Tenho a satisfação de apresentar o portal especial que a Biblioteca Virtual dedica a Miguel de Cervantes por ocasião da comemoração do 400º aniversário de sua morte, ocorrida em 22 de abril de 1616. (Mário Vargas Llosa)

  • Biblioteca Virtual Vladimir Antonini (acessar)

    O objetivo deste domínio é levar informação técnica e científica a todos os interessados e amantes das ciências. (Vladimir Antonini – MSc Mestre em Medicina).

  • Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo (acessar)

    Em atendimento à legislação eleitoral (Lei Federal nº 9.504, de 30 de setembro de 1997), os conteúdos desse site ficarão indisponíveis até o final da eleição estadual em São Paulo.

  • Biblioteca Nacional da França (BnF Bibliothèque Nationale de France) (acessar)

    A “Bibliothèque nationale de France” (Biblioteca nacional de França) reúne o património documental nacional, conserva-o e divulga-o. As colecções da BnF são únicas em todo o mundo: quinze milhões de livros e impressos, mas também manuscritos, estampas, fotografias, mapas e plantas, partituras, moedas, medalhas, documentos sonoros, vídeos, multimédia, cenários, fatos… Todas as disciplinas intelectuais, artísticas e científicas estão representadas num espírito enciclopédico. Entram cerca de 150.000 documentos por ano nos seus fundos de arquivo através de depósito legal, aquisição ou donativos.

  • Biblioteca Online de Ciências da Comunicação (Bocc) (acessar)

    A BOCC constitui um repositório de trabalhos científicos na área das Ciências da Comunicação. Reúne teses de doutoramento, dissertações de mestrado, artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, entre outros.

  • Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) (acessar)

    A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foi estabelecida em 1998 como modelo, estratégia e plataforma operacional de cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para gestão da informação e conhecimento em saúde na Região AL&C. A BVS é uma Rede de Redes construída coletivamente e coordenada pela BIREME. É desenvolvida, por princípio, de modo descentralizado, por meio de instâncias nacionais (BVS Argentina, BVS Brasil etc.) e redes temáticas de instituições relacionadas à pesquisa, ensino ou serviços (BVS Enfermagem, BVS Ministério da Saúde etc.).

  • Biblioteca Virtual da Califórnia (Calisphere) (acessar)

    O Calisphere é um portal para coleções digitais das grandes bibliotecas, arquivos e museus da Califórnia. Descubra mais de 1.125.000 imagens, textos e gravações.

  • Canal Ciência (acessar)

    O objetivo principal do Canal Ciência é divulgar as pesquisas científicas brasileiras relevantes, desenvolvidas em universidades, centros e instituições de pesquisa, em áreas prioritárias de Ciência,Tecnologia & Inovação. Na divulgação científica, a linguagem especializada é transformada em linguagem de fácil compreensão, e o processo de fazer ciência é explicado com clareza, de forma a possibilitar a apropriação social do conhecimento científico ao cotidiano da sociedade brasileira.

  • CAPES (acessar)

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

  • CELT Corpus Of Electronic Texts (acessar)

    O CELT, "Corpus of Electronic Texts", é o mais antigo projeto de Humanities Computing da Irlanda. Ele traz a riqueza da cultura literária e histórica irlandesa para você online, para o uso e benefício de todos e em todo o mundo. Ele tem uma base de texto on-line que consiste em mais de 18,5 milhões de palavras, em 1622 documentos contemporâneos e históricos de diversas áreas, incluindo literatura, medicina e outros.

  • Comitê Gestor da Internet no Brasil (Cgi.br) (acessar)

    O Comitê Gestor da Internet no Brasil tem a atribuição de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil e diretrizes para a execução do registro de Nomes de Domínio, alocação de Endereço IP (Internet Protocol) e administração pertinente ao Domínio de Primeiro Nível ".br". Também promove estudos e recomenda procedimentos para a segurança da Internet e propõe programas de pesquisa e desenvolvimento que permitam a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação no uso da Internet.

  • CNPq (acessar)

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional. Para saber mais consulte o Organograma e o Regimento Interno da Instituição.

  • Biblioteca Virtual da Universidade de Cornell (acessar)

    Lançado em dezembro de 2015, o portal Coleções Digitais da Biblioteca da Universidade de Cornell (CUL) agrega o conteúdo rico de coleções digitais da CUL em uma única interface, com o objetivo de facilitar o acesso e a descoberta desses recursos.

  • Cultvox (acessar)

    O Cultvox é a primeira agregadora de livros digitais do Brasil. Ela utiliza as mais modernas tecnologias para garantir que sua compra seja 100% segura.

  • Direito do Estado (acessar)

    A Biblioteca Virtual, mantida em parceria com o Centro de Cultura Jurídica da Bahia - CCJB,compreende uma seleção de links diretos para livros completos, ensaios e artigos, nacionais e internacionais,nas áreas de filosofia, ciência política e direito, com ênfase em direito público geral, direito administrativo, direito constitucional e direito tributário.

  • Portal Domínio Publico (acessar)

    O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

  • Ebooks Brasil (acessar)

    Este site, apesar de ser uma eBiblioteca Pública, já que está aberta a todos os usuários da internet, não é mantida com recursos governamentais, não é um site comercial, não faz parte de nenhum portal.

  • Escola de Gente (acessar)

    A Escola de Gente, através de ações voltadas para a inclusão, promove a participação de pessoas com diversos tipos de deficiência em seus espetáculos e circuito cultural das cidades onde vivem.

  • Europeana Collections (acessar)

    A Europeana Collections fornece acesso a mais de 50 milhões de itens digitalizados - livros, música, obras de arte e muito mais - com ferramentas de pesquisa e filtro sofisticadas para ajudá-lo a encontrar o que está à procura. As nossas coleções temáticas especiais sobre arte, moda, música, fotografia e a Primeira Guerra Mundial contêm galerias , blogs e exposições para sua informação e para se inspirar. Na Europeana, trabalhamos com milhares de arquivos, bibliotecas e museus europeus para partilhar o património cultural, constituindo-se num espaço educativo, de prazer e numa fonte de investigação.

  • Fordham University (acessar)

    O Internet History History Sourcebook é um complemento do Internet Medieval Sourcebook e do Internet Modern History Sourcebook. O Sourcebook Medieval é tanto um recurso de sala de aula quanto a maior coleção de textos medievais on-line. Os antigos e modernos livros-fonte têm um papel diferente: como já existem amplos repositórios on-line de textos para esses períodos, o objetivo aqui é fornecer e organizar textos para uso em situações de sala de aula. Links para as coleções on-line maiores são fornecidos para aqueles que desejam explorar mais.

  • Biblioteca Nacional da França (Gallica) (acessar)

    A “Bibliothèque nationale de France” (Biblioteca nacional de França) reúne o património documental nacional, conserva-o e divulga-o. As colecções da BnF são únicas em todo o mundo: quinze milhões de livros e impressos, mas também manuscritos, estampas, fotografias, mapas e plantas, partituras, moedas, medalhas, documentos sonoros, vídeos, multimédia, cenários, fatos… Todas as disciplinas intelectuais, artísticas e científicas estão representadas num espírito enciclopédico. Entram cerca de 150.000 documentos por ano nos seus fundos de arquivo através de depósito legal, aquisição ou donativos.

  • Google Livros (acessar)

    Google Books é um serviço da empresa estadunidense Google que procura textos completos de livros que a Google escaneia, converte-o utilizando o reconhecimento ótico de caracteres, e armazena em seu banco de dados digital.

  • Biblioteca Governo do Estado do Amazonas (acessar)

    Em razão das normas referentes às eleições de 2018 as páginas oficiais da administração estaduais estarão parcialmente desativadas.

  • IBAMA (acessar)

    O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mais conhecido pelo acrônimo IBAMA, criado pela Lei nº 7.735 de 22 de fevereiro de 1989, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) (acessar)

    A Biblioteca do IBICT possui um acervo especializado em biblioteconomia, ciência da informação e áreas correlatas, formado por monografias, publicações seriadas, anais de eventos, relatórios, memória técnica, documentos eletrônicos, multimeios e obras de referência. Oferece os seguintes produtos e serviços de informação: catálogo online do acervo da Biblioteca, levantamento bibliográfico sob demanda, pesquisa no Portal de periódicos da Capes, catalogação na fonte das publicações do IBICT, normalização de referências dos periódicos “Ciência da Informação” e “Inclusão Social”, serviços de cópias de documentos por meio do Comut e reprografia, alerta bibliográfico, doação de duplicatas, visita orientada (agendamento prévio) e acesso à Internet para pesquisa.

  • Fundação Biblioteca Infantil Digital Internacional (ICDL Foundation) (acessar)

    A missão da Fundação Biblioteca Infantil Digital Internacional (ICDL Foundation) é apoiar as crianças do mundo a tornarem-se membros efetivos da comunidade global - que exibem tolerância e respeito por diversas culturas, idiomas e idéias - ao disponibilizar o melhor da literatura infantil. online gratuitamente. A Fundação persegue sua visão construindo uma biblioteca digital de excelentes livros infantis de todo o mundo e apoiando comunidades de crianças e adultos a explorar e usar essa literatura por meio de tecnologias inovadoras projetadas em estreita parceria com crianças para crianças.

  • INEP (acessar)

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Sua missão é subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo com intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

  • Intratext (acessar)

    É uma Biblioteca Virtual de textos completos oferecendo livros e corpora como hipertexto léxico na Creative Commons License Comprometido com a precisão, acessibilidade e ergonomia cognitiva orientada ao toque

  • Biblioteca KIT (acessar)

    A Biblioteca KIT fornece recursos e serviços de informação ao Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), à Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe (HsKA) e à Universidade Estatal de Cooperativas de Baden-Wuerttemberg, Karlsruhe (DHBW-KA).

  • Latindex (acessar)

    O Latindex é um sistema de informação sobre revistas científicas, técnico-profissionais e de divulgação científica e cultural publicadas nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. A idéia de criar o Latindex surgiu em 1995 na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e se tornou uma rede de cooperação regional a partir de 1997.

  • Lattes (acessar)

    A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.

  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) (acessar)

    O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi criado pelo Decreto 91.146, em 15 de março de 1985, concretizando o compromisso do presidente Tancredo Neves com a comunidade científica nacional. Sua área de competência foi estabelecida pelo Decreto nº 5.886, de 6 de setembro de 2006.

  • NASA (acessar)

    NASA é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Sua missão oficial é "fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial"

  • Nuovorinascimento (acessar)

    Base de dados de conteúdos em italiano.

  • ProQuest (acessar)

    A ProQuest está empenhada em capacitar pesquisadores e bibliotecários de todo o mundo. O seu conteúdo e tecnologias de informação inovadoras aumentam a produtividade de estudantes, acadêmicos, profissionais e das bibliotecas que os servem. Através de parcerias com detentores de conteúdo, a ProQuest preserva informação rica vasta e variada - quer arquivos históricos ou inovações científicas atuais - e as embala com as tecnologias digitais que melhoram a sua descoberta, compartilhamento e gerenciamento. Para bibliotecas acadêmicas, corporativas, governamentais, bibliotecas escolares e públicas, bem como para pesquisadores profissionais, a ProQuest fornece serviços que permitem aquisição estratégica, gestão e descoberta de coleções de informações.

  • Prossiga (acessar)

    Criado em 1995, o programa Prossiga tem por objetivo promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas.

  • SciELO (acessar)

    A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico. O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico. Com o avanço das atividades do projeto, novos títulos de periódicos estão sendo incorporados à coleção da biblioteca.

  • SEBRAE (acessar)

    Biblioteca Interativa SEBRAE.

  • Biblioteca do Senado Federal (acessar)

    Fornecer o suporte informacional necessário às atividades desenvolvidas no âmbito do Senado Federal e do Congresso Nacional.

  • Sumarios.org (acessar)

    Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros. Resultado da retomada da série “Sumários Correntes Brasileiros”, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), antes desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT).

  • Biblioteca Universitária UFSC (acessar)

    Página da Biblioteca Universitária Federal de Santa Catarina, tem por objetivo prestar serviços de informação à comunidade universitária para contribuir com a construção do conhecimento e o desenvolvimento da sociedade.

  • Virtual Books (acessar)

    A Virtual Books surgiu em outubro 1998 com a idéia de ser uma biblioteca universal de textos eletrônicos, disponibilizando, inteiramente grátis para o mundo, textos em seis idiomas: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Português