PROUNI

O que é O PROUNI?

O PROUNI – Programa Universidade para todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005, oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas instituições de ensino que aderem ao Programa.

Para quem é?

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de um salário mínimo e meio, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem - Exame Nacional do Ensino Médio conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

O Prouni reserva bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou negros. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos negro, pardos e indígenas, em cada Estado, segundo o último censo do IBGE. O candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do programa.

Como concorrer a bolsa?

Só pode se candidatar ao Prouni o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sempre no ano anterior ao pretendido, e obtido a nota mínima de 450 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais), estabelecida pelo Ministério da Educação. Os acadêmicos interessados deverão participar do processo seletivo que ocorre a cada semestre (normalmente no mês de janeiro para o primeiro semestre e no mês de junho para o segundo semestre), obedecendo as regras estabelecidas em editais divulgados no endereço siteprouni.mec.gov.br.

Além de ter feito o Enem e ter a renda mensal, os demais requisitos para se candidatar a uma bolsa de estudos do Prouni são:

a) Ter concluído o Ensino Médio em Escola pública ou em Escola particular na condição de bolsista integral da respectiva Instituição;
b) Não possuir formação em curso superior;
c) Não possuir matricula ativa/trancada em Instituição Pública e Gratuita de Ensino Superior.

COLAP - Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni

São instituídas em cada Instituição de Ensino Superior - IES participante do Prouni, com função preponderante de acompanhamento, averiguação e fiscalização da implementação local do Programa Universidade para Todos – Prouni nas IES.

Compete às Comissões Locais:

I - exercer o acompanhamento, averiguação e fiscalização da implementação do Prouni nas Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do Programa;
II - interagir com a comunidade acadêmica e com as organizações da sociedade civil, recebendo reclamações, denúncias, críticas e sugestões para apresentação, se for o caso, à Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni - CONAP;
III - emitir, a cada processo seletivo, relatório de acompanhamento do Prouni; e
IV - fornecer informações sobre o Prouni à CONAP quando solicitado.

Mais informações

O setor de bolsas de estudo da UNIASSELVI presta atendimento aos alunos através do e-mail bolsasdeestudo@uniasselvi.com.br ou via protocolo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Confira o Manual do Bolsista clicando aqui. Para conferir a documentação necessária, clique aqui.