• O que é a CPA?

    A partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino  Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA.  

    A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A metodologia de trabalho está centrada resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios. 

    Por fim, é importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica. 

  • Objetivos

    • Intensificar o processo de sensibilização da comunidade para a importância da avaliação da FAMEG como instrumento de autoconhecimento e aperfeiçoamento das ações institucionais;
    • Potencializar a autoavaliação como uma ferramenta de diagnóstico institucional, capaz de integrar os aspectos relevantes das atividades educativas, visando à responsabilização coletiva, o aprendizado para a construção futura da instituição e a melhoria das condições nas quais se tomam decisões;
    • Adequar os instrumentos de avaliação a partir das dimensões sugeridas pelo SINAES;
    • Assegurar e manter o processo de autoavaliação com transparência e participação de toda a comunidade acadêmica;
    • Estabelecer e divulgar estudos e orientações que subsidiem o processo de planejamento e a realização de medidas que conduzam à execução de um projeto acadêmico socialmente legitimado e relevante quanto a sua repercussão junto à sociedade.
  • Links

  • Dimensões

    • Missão e planos de desenvolvimento institucional; 
    • Políticas para ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação (stricto e latu sensu); 
    • Responsabilidade social da instituição; 
    • Comunicação com a sociedade; 
    • Políticas de pessoal (docentes e técnico-administrativos) e carreiras; 
    • Organização e gestão; 
    • Infra-estrutura física (de ensino, de pesquisa, biblioteca, etc); 
    • Planejamento e avaliação (auto-avaliação); 
    • Políticas de atendimento aos estudantes, incluindo egressos; 
    • Sustentabilidade financeira. 
  • Resultado Avaliação Institucional UNIASSELVI Guaramirim

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