CPA - Comissão Própria de Avaliação
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O que é a CPA?
A partir da Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, cada Instituição de Ensino Superior passou a ter que constituir uma Comissão Própria de Avaliação – CPA.
A CPA é responsável por articular e coordenar a avaliação interna da instituição, observando as diferentes dimensões do universo acadêmico. Para tanto, a comissão é formada por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A metodologia de trabalho está centrada resumidamente na aplicação de questionários (direcionados aos diferentes setores da rotina acadêmica) e na análise dos principais documentos institucionais. Os resultados das atividades avaliativas são apresentados aos órgãos colegiados superiores e ao INEP através de relatórios.
Por fim, é importante ressaltar que os processos de avaliação interna são fundamentais para a tomada de decisão e para a melhoria contínua da qualidade acadêmica.
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Objetivos
- Intensificar o processo de sensibilização da comunidade para a importância da avaliação da FAMEG como instrumento de autoconhecimento e aperfeiçoamento das ações institucionais;
- Potencializar a autoavaliação como uma ferramenta de diagnóstico institucional, capaz de integrar os aspectos relevantes das atividades educativas, visando à responsabilização coletiva, o aprendizado para a construção futura da instituição e a melhoria das condições nas quais se tomam decisões;
- Adequar os instrumentos de avaliação a partir das dimensões sugeridas pelo SINAES;
- Assegurar e manter o processo de autoavaliação com transparência e participação de toda a comunidade acadêmica;
- Estabelecer e divulgar estudos e orientações que subsidiem o processo de planejamento e a realização de medidas que conduzam à execução de um projeto acadêmico socialmente legitimado e relevante quanto a sua repercussão junto à sociedade.
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Links
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Dimensões
- Missão e planos de desenvolvimento institucional;
- Políticas para ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação (stricto e latu sensu);
- Responsabilidade social da instituição;
- Comunicação com a sociedade;
- Políticas de pessoal (docentes e técnico-administrativos) e carreiras;
- Organização e gestão;
- Infra-estrutura física (de ensino, de pesquisa, biblioteca, etc);
- Planejamento e avaliação (auto-avaliação);
- Políticas de atendimento aos estudantes, incluindo egressos;
- Sustentabilidade financeira.
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Resultado Avaliação Institucional UNIASSELVI Guaramirim