Notícias - Acadêmico

Acadêmico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIASSELVI apresenta artigo na XV ERBD

18/04/2019   Acadêmico

De 10 a 12 de abril, em Chapecó/SC, aconteceu a 15ª Escola Regional de Banco de Dados - ERBD 2019, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com a temática “Inteligência de Dados”. A Escola Regional de Banco de Dados – ERBD é um evento anual, sem fins lucrativos, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação e organizado por uma ou mais IES da Região Sul do Brasil. É um evento anual itinerante, que reúne especialistas da academia e da indústria da área de Banco de Dados para discussão e apresentação de trabalhos científicos, realização de palestras, minicursos, oficinas, painéis com debatedores e relatos de experiências e aplicações.

O acadêmico Roger Oliveira Monteiro, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI, apresentou um artigo sobre o desenvolvimento de um sistema para classificação de fake news, acoplado à etapa de ETL de um Data Warehouse de textos de notícias em Língua Portuguesa.

Roger é aluno de iniciação científica e tem como orientadores o Prof. Rodrigo Nogueira e a Profa. Greisse Moser, onde estuda Machine Learning aplicado ao processamento de linguagem natural envolvendo notícias falsas. A temática de aplicação de Big Data para detecção de fake news convergiu com o tema do XV ERBD, fazendo com que, entre dezenas de trabalhos enviados para seleção, o trabalho de Roger fosse selecionado.

O Professor Rodrigo Nogueira, pesquisador e palestrante da área de Big Data, destaca que a assiduidade do acadêmico foi essencial para o desenvolvimento do trabalho. "Mesmo tendo dois empregos, Roger se dedicou semanalmente para desenvolver um trabalho incrível sob minha orientação" – aponta Rodrigo. Segundo o acadêmico Roger, “a experiência em participar da Iniciação Científica e publicar meu primeiro artigo é muito importante não só para o crescimento profissional, mas também contribui para o desenvolvimento da tecnologia no país”.

Para a UNIASSELVI, a iniciação cientifica é parte integrante e imprescindível na formação dos acadêmicos da graduação. Através do Núcleo de Iniciação Científica – NUIC, incentiva e orienta os acadêmicos a desenvolver projetos de pesquisas e artigos consistentes.

Para obter maiores informações sobre o evento, clique aqui. Conheça o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIASSELVI clicando aqui.