- Como utilizar as citações de maneira correta

23/03/2018 Geral

As aspas são usadas para citar um dizer, seja falado ou escrito, que foi enunciado por outra pessoa. Você também pode usar as aspas para citar uma referência ou um diálogo e para marcar títulos que são parte de uma obra mais extensa. Colocar as aspas de forma correta em um artigo, ensaio ou qualquer outro trabalho escrito fará com que a escrita fique clara e fácil de se acompanhar.

Os estudantes que estão em processo de escrita do seu TCC, artigos, monografias, entre outros, devem saber que é necessário entender e utilizar, com precisão, os vários tipos de citações, afinal, essas são regras que, comumente, são avaliadas pelos professores.

Dentro desse contexto, há diferentes maneiras de como fazer citações, variações e formas de uso mais comuns. Acompanhe abaixo alguns exemplos e como você poderá utilizá-las no seu trabalho

Tipos de citação

Segundo os padrões da ABNT, existem três formatos de citações que podemos utilizar, seja em um trabalho cientifico ou até mesmo uma avaliação, como o Enem por exemplo.

Direta: na citação direta, o trecho deve ser transcrito como consta no material original. Basta colocar o trecho entre aspas e fora dos sinais de pontuação, citar o nome do autor.

Como dizia Santo Agostinho, “Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer”.

Indireta: ao contrário da que foi citada acima, a citação indireta não precisa estar escrita fielmente ao que o autor expôs em sua obra.

Esse tipo de citação é escrito nas palavras de quem a está utilizando e não faz uso de aspas, mas precisa estar acompanhada dos créditos ao autor.

De acordo com o teólogo e filósofo Santo Agostinho, não podemos desistir facilmente de uma luta, caso contrário, a esperança de conseguir superar aquele obstáculo desaparecerá.

Citação de citação: esse tipo de citação é utilizada quando não se tem acesso à obra original do trecho que vai ser utilizado. Para utilizar esse artificio, o interessado precisa citar tanto o autor original, quanto o outro autor que o citou.

A citação de citação pode ser utilizada tanto de maneira direta ou indireta.

Citação de citação (forma direta)

Segundo Fulano (1958), citado por Fulana (2005, p. 98), “a origem do pão de queijo é incerta e especula-se que sua receita exista desde o século XVIII”. 

Citação de citação (forma indireta)

Segundo Fulano (1958), citado por Fulana (2005, p. 98), apesar de ser um prato típico de Minas Gerais, a origem do pão do queijo é incerta e estimasse que sua receita exista desde o século XVIII.

A fim de não correr riscos, já que a ABNT constantemente atualiza os formatos de citação e suas regras, o ideal é não se basear nos exemplos que foram citados acima.  

Existem muitas maneiras e variações para se argumentar e comprovar algo com o pensamento, fala ou dizer de algum autor. Mas, a saber:

Elementos Fundamentais de Acordo com as Normas ABNT

  • Autor;
  • Título da obra;
  • Local;
  • Editora;
  • Data de publicação.

    Mecanismo On-line para Referências

    Existe, hoje, um meio facilitador, totalmente gratuito, que pode lhe auxiliar na hora das dúvidas quanto a citações. O Mecanismo On-line para Referências (MORE) foi desenvolvido por Maria Bernardete Martins Alves (bibliotecária) e Leandro Luis Mendes (aluno de graduação em Sistemas de Informação), numa parceria entre a BU (Biblioteca Universitária) e o RExLab (Laboratório de Experimentação Remota).

    É uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

    Conheça a ferramenta, clicando aqui. 

    Fontes: Estudo Prático, More, Guia Monografia. 

Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.