Notícias - Acadêmico

Acadêmicos realizam prática sobre perícia toxicológica em Apucarana

19/11/2019   Acadêmico

No último sábado (16), acadêmicos do curso de Investigação Forense e Perícia Criminal da UNIASSELVI Polo Apucarana participaram de uma atividade envolvendo a disciplina de Prática Interdisciplinar: Perícia Toxicológica. A atividade consistiu na apresentação e orientação sobre o uso do equipamento etilômetro – também é conhecido como bafômetro, é um instrumento utilizado na fiscalização de trânsito para medir a concentração de bebida alcoólica ou qualquer concentração de álcool etílico (etanol) pela análise do ar pulmonar expirado pela boca dos condutores.

Os acadêmicos receberam o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da sétima Delegacia da Polícia da Rodoviária Federal (PRF) de Londrina, Marcos Vinicius da Silva, para falar sobre o tema. O objetivo da atividade refere-se, essencialmente, ao uso do etilômetro através de perícia, a fim de identificar a intoxicação humana pela embriaguez.

Sabe-se que o alcoolismo é um problema grave que ocorre nas maiores populações do mundo. O Brasil não foge dessa preocupação global: o Ministério da Saúde assegura que é a causa para mais de 60 (sessenta) tipos de doenças em adolescentes, adultos e idosos. De acordo com estatísticas, a intoxicação alcoólica é uma das maiores vilãs nos acidentes de trânsito.

“A atividade também promoveu a conscientização em nós, alunos, sobre os efeitos do álcool no organismo. Cada organismo reage de forma diferente. É importante frisar que qualquer quantidade ingerida a mais do que o permitido configura crime de trânsito e prisão imediata. Foi um momento de grande contribuição para nossa vida acadêmica e profissional”, destaca o acadêmico Edilson Ribeiro.

A UNIASSELVI agradece à Polícia Rodoviária Federal pela prontidão e disponibilidade.