- Alunos do curso de Administração simulam cadeia de suprimentos

03/03/2020 Acadêmico

No dia 20 de fevereiro, os alunos do 7º Semestre de Administração da UNIASSELVI Indaial tiveram uma atividade prática no Laboratório de Informática do Polo Vitória Régia.

A atividade intitulada o jogo da cerveja (Beer Game), teve como objetivo simular o comportamento de uma cadeia de suprimentos.

O jogo começava em equilíbrio: Consumidores estavam pedindo 10 caminhões de cerveja e a empresa (gerida pelos acadêmicos) tinha 10 caminhões em estoque na semana 1.
Na segunda semana, os consumidores aumentaram seus pedidos para 15 caminhões de cerveja, devido a uma campanha promocional feita pela empresa. Este valor ficou fixo para as demais semanas. Desta forma, os acadêmicos tinham como objetivo retornar o sistema ao equilíbrio, agora com os 15 caminhões de cerveja disponíveis no estoque de produtos acabados, semana após semana.
O objetivo do jogo era retomar o equilíbrio da cadeia de suprimento durante 50 semanas. Os acadêmicos que atingissem o objetivo em menor tempo, ganhavam o jogo.

O uso de jogos nos processos de aprendizagem oportunizam o “aprender brincando”, tornando os conteúdos mais atrativos e possibilitando uma aplicação prática. Associar brincadeira com aprendizado, mesmo para adultos, tornam as aulas mais atrativas e proporcionam o envolvimento colaborativo dos acadêmicos no processo ensino-aprendizagem.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.