- I Seminário de Abertura do Ano Letivo de 2020

19/02/2020 Acadêmico

SEMINÁRIO DE ABERTURA DO ANO LETIVO DE 2020

Tema - 2020: Uma nova década que inicia!

O Teatro Michelangelo e salas anexas foram palco da realização do I Seminário de Abertura do Ano Letivo de 2020, na cidade de Blumenau/SC. O evento aconteceu nos dias 3 e 4 de fevereiro, das 14h às 21h30min e teve como público-alvo os coordenadores, docentes e tutores da graduação e pós-graduação EAD e Presencial, diretores, coordenadores e gestores de Unidades e Polos de Apoio Presencial da UNIASSELVI.

O Seminário de Abertura do Ano Letivo de 2020, organizado pelo Setor de Capacitação e Formação Continuada da UNIASSELVI iniciou com a apresentação do docente da Instituição, Prof. Kevin Daniel dos Santos Leys que presentou a todos com belas canções.

Durante os dois dias, 583 participantes assistiram a palestra “UNIASSELVI: Onde estamos?” proferida pelo Prof. Herminio Kloch, Reitor da UNIASSELVI e a palestra  “Novos alunos precisam de novos professores: mais experiência e menos aula.” Ministrada por Luiz Trivelato – Diretor da Educa Insights. Cada participante do Seminário cursou também quatro dos doze Workshops oferecidos, a saber:

1 BNCC: desafios à educação brasileira, educação estratégica ao desenvolvimento catarinense e brasileiro – Walter Marcos Knaesel Birkner

2 Desmistificando a Aprendizagem Ativa – Prof. Elton Mendes

3 Avaliação da Aprendizagem e Elaboração de questões – Luciana Fiamoncini Frainer e Grazielle Jenske

4 Aulas estruturadas no processo formativo do aluno na sala de aula – Márcia Regina Pelisser

5 Técnicas de Gestão de Pessoas – Daniella Luiza Costa, Rosicler Teske e Elianai Morgado Cesar

6 NUPEX e NUIC - Pesquisa e ciência, diversidade e cultura - Elisabeth P. Tafner e Luís Augusto Ebert

7 Inclusão Atitudinal e Pedagógica – Grupo de Apoio Educacional AutismoS (Juliana Uggioni, Larissa Nogueira Sieves e Juliane Santa Maria)

8 Produção de Materiais: Roteiros e produção de vídeos, roteiro e produção de objeto de aprendizagem; utilização de estúdio – Tatiane Milani, Joice C. Werlang e Cleiton Baumann 

9 Portal do Gestor: O que fazer com os indicadores?  –– Projeto Disciplina Nota 100 – Maquiel D. Vidal

10 O Poder que há em nós - Kelly Luana Molinari

11 Escrever é preciso: Ensaios – Emanoela da Silva Haag

12 Comportamento organizacional e a obtenção de resultados - Márcio Oliveira da Silva  

            Para a gerente do Setor de Capacitação e Formação Continuada, o objetivo foi atingido uma vez que, além das reflexões e aprendizagens, o evento promoveu a integração entre os colaboradores da EAD e do ensino presencial. “A troca de experiências entre os profissionais que trabalham nas duas modalidades foi salutar nas diferentes abordagens que resultaram na construção de novos conhecimentos”, destaca a profa. Neuzi Schotten.

“Foi magnífico participar do evento. Me senti como se estivesse participando de um Congresso Científico. Se houver a possibilidade, seria importante expandir o tempo e as atividades” relatou a Coordenadora de Curso  Maquiel Duarte Vidal que ministrou o Workshop “Portal do Gestor: O que fazer com os indicadores?  –– Projeto Disciplina Nota 100”. Já a docente Ana Cláudia Moser destacou que viveu uma excelente experiência com os workshops. “Acredito que fiz escolhas acertadas e saí da experiência cheia de novas ideais. Em uma próxima versão, oficinas específicas poderiam ser proveitosas, por área do conhecimento, por exemplo: questões em ciências humanas, linguagens, etc.”, concluiu.  

            Os participantes do Seminário receberam o certificado de 20 horas sendo que os palestrantes e ministrantes dos workshops receberam certificado próprio.

O Seminário de Abertura do Ano Letivo de 2020 encerrou com a apresentação da retrospectiva de todo o evento através do vídeo organizado pelo colaborador Julio Pereira Sperling do Setor de Audiovisual da UNIASSELVI. Veja aqui.

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.