Fale diretamente com seu Polo UNIASSELVI pelo WhatsApp. Clique aqui e fale com a gente!

Notícias - Acadêmico

UNIASSELVI: Cerimônia de abertura marca o
início da IX Jornada de Integração Acadêmica

03/09/2019   Acadêmico

Aconteceu na noite de ontem, 2 de setembro, o cerimonial de abertura da IX Jornada de Integração Acadêmica – JOIA, no Auditório da UNIASSELVI Timbó, com a participação de toda a comunidade acadêmica local, bem como dos Polos de Apoio Presencial de todo o Brasil. A JOIA constituiu o maior evento de extensão e iniciação científica do Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI e, neste ano, chega à sua nona edição consecutiva.

Composta a mesa de honra, a Banda Municipal Professor João Müller, do município de Timbó/SC, executou o Hino Nacional Brasileiro.

Dentre outros, a JOIA, organizada pelo Núcleo de Programas de Extensão (NUPEX) em parceria com o Núcleo de Iniciação Científica – (NUIC), tem como objetivo fomentar práticas de extensão e iniciação científica em todos os polos e unidades da UNIASSELVI. O evento, anualmente, promove a divulgação das atividades científicas realizadas por docentes, tutores e acadêmicos para a comunidade, através da socialização dos resultados obtidos em projetos de iniciação científica, atividades práticas, estágios, trabalhos de graduação (TCC) e/ou projetos de ensino. Nos polos e unidades, ao longo da JOIA, são realizados minicursos, palestras e oficinas, que evidenciam as atividades de extensão da UNIASSELVI nas comunidades em que está inserida. O produto da iniciação científica e das práticas extensionistas da UNIASSELVI é documentado na revista Maiêutica dos cursos, que está disponível no hotsite do evento.

Neste ano, a JOIA tem como tema "Políticas Públicas: educação para a cidadania e justiça social". O sonho de um mundo mais ético e melhor para todos é construído por meio de políticas que valorizem o ser humano e que compreendam e alcancem o bem comum.

Políticas públicas, cidadania e justiça social, essencialmente, são formas de olhar para próximo e importar-se com este é um exercício de ampliação de consciência, é criar oportunidades e acordos em benefício de todos. Essa valorização do outro encontra-se nas políticas públicas quando existem objetivos públicos relevantes, tendo como metas a resolução de problemas e a construção de uma sociedade mais lúcida e proativa. A justiça social tem por essência a profundez de preceitos morais e diretrizes políticas que resguardem os direitos humanos e a solidariedade coletiva. Capaz de transformar carências em potências e construir uma sociedade justa e igualitária à luz da excelência

 “A Jornada de Integração Acadêmica – JOIA, realizada pela UNIASSELVI, por meio do conhecimento, proporciona o despertar da consciência, para que a sociedade se fortaleça e procure a transformação em tempos sempre melhores”, destaca a pró-reitora de ensino da graduação a distância, Profa. Francieli Stano Torres, que presidiu a mesa de abertura.

Desta forma, a UNIASSELVI parabeniza os acadêmicos, tutores externos, articuladores, gestores e coordenadores de polo, intérpretes, docentes, tutores internos, coordenadores de curso e demais colaboradores pelo trabalho dinâmico, participativo e coletivo para que a Jornada de Integração Acadêmica aconteça e atinja seus objetivos.

A UNIASSELVI também aproveita, a cada ano, a Jornada de Integração Acadêmica para lançar novos cursos livres no Ambiente Virtual de Aprendizagem. São cursos destinados à toda a comunidade acadêmica enriquecendo ainda mais o percurso formativo. Neste ano, estão sendo lançados três cursos livres:

– Curso sobre Transtorno do Espectro Autista – TEA: 40 horas, lançado no mês de abril;
– Curso sobre Desenvolvimento Socioeconômico nas Ciências Humanas: 40 horas, lançado no mês de agosto;  
– Curso sobre Primeiros Socorros nas Escolas: 40 horas, lançado no dia de hoje.

Após o cerimonial, os presentes, assim como a comunidade acadêmica que acompanhou o evento nos Polos de Apoio Presencial, acompanharam a palestra “Políticas Públicas: Educação para a cidadania e justiça social”, com o Prof. Dr. Leonardo Secchi.  Leonardo Secchi possui graduação e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Estudos Políticos pela Universidade de Milão e pós-doutorado em Políticas Públicas. Já foi professor e pesquisador visitante na Universidade de São Paulo, Universidade de Barcelona e na Universidade de Harvard. Foi cofundador e diretor da Sociedade Brasileira de Administração Pública e do Instituto PVBLICA - Políticas Públicas. Foi Pró-Reitor de Planejamento e atualmente é professor de graduação em Administração Pública e de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência em pesquisa e consultoria em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de políticas públicas, desburocratização, transparência em governo e inovações na democracia.

“Durante todo o evento ocorreu a interação com os Polos de Apoio Presencial, que enviaram registros fotográficos da participação em cada um dos polos, sendo anunciados ao vivo durante o cerimonial. Também o palestrante interagiu com os polos através de ferramenta interativa online. A noite foi coroada de muitas aprendizagens”, comemora Neuzi Schotten, cerimonialista e responsável pelo setor de Capacitação e Formação Continuada da UNIASSELVI.