- Como se inscrever no Prouni

24/02/2023 Bolsas de estudo
UNIASSELVI tem bolsas de estudo pelo Prouni e nota do Enem
Foto | Divulgação

Processo é feito na Internet, pelo portal Acesso Único

As inscrições para o primeiro semestre de 2023, do Programa Universidade Para Todos (Prouni), começam nesta terça-feira (28) e vão até sexta-feira (3). Interessados, devem se cadastrar no portal Acesso Único para pleitearem bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições particulares de nível superior.

Pode participar quem realizou as edições de 2021 e 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tenha nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação.

Além disso, é preciso atender a um dos seguintes critérios sobre ter cursado:

  • Ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
  • Ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos

 

Também é necessário comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral e para o benefício parcial, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos. Todas as exigências podem ser consultadas na legislação do Programa. Já as comprovações que deverão ser feitas estão descritas no arquivo Documentação.

Opções de estudo

Na hora da inscrição, o aluno escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis.

Bolsas de estudo na UNIASSELVI

Na UNIASSELVI, as bolsas oferecidas por meio do Prouni são todas integrais, ou seja, a dedução do valor das mensalidades é de 100%. Além disso, caso o aluno não consiga a bolsa através do Prouni, na UNIASSELVI também é possível fazer um curso de Graduação usando a nota do Enem. Quanto maior a nota do candidato, maior o desconto. A redução pode chegar a 100%.

Cronograma

28/2 a 3/3 ➟ Período de inscrições

7/3 ➟ Resultado da 1ª chamada

7/3 a 16/3 ➟ Comprovação de informações da 1ª chamada

21/3 ➟ Resultado da 2ª chamada

21 a 30/3 ➟ Comprovação de informações da 2ª chamada

5 a 6/4 ➟ Prazo para participar da Lista de Espera

10 a 19/4 ➟ Divulgação da Lista de Espera

10 a 19/4 ➟ Comprovação de informações da Lista de Espera

Serviço

O que: inscrições Prouni 2023/1

Quando: de 28/2 a 3/3

Onde: Acesso Único

 

*Editado em 24 de fevereiro de 2023

 

Por Redação UNIASSELVI

 

Leia mais notícias

UNIASSELVI: 24 anos transformando vidas por meio da educação

Programa que oferece bolsas de estudo em SC está com inscrições abertas


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.