- Inscrições para o ProUni começam segunda-feira 

29/07/2022 Bolsas de estudo
Classificação dos alunos vai considerar as duas últimas provas do Enem
Crédito | Shutterstock | Divulgação

Programa oferece bolsas de estudos parciais e integrais para cursos superiores 

Na segunda-feira (1°), começam as inscrições para a edição do segundo semestre de 2022, do Programa Universidade para Todos (ProUni). Candidatos têm até quinta-feira (4) para se cadastrarem na página oficial do Programa, no portal Acesso Único.  

A classificação dos alunos vai considerar as duas últimas provas do Exame nacional do ensino Médio (Enem), para os ingressos em cursos de Graduação ou sequencial de formação específica. É preciso ter atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada disciplina da avaliação, não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro. 

São concedidas bolsas de estudo parciais, de 50%, ou integrais, de 100%, em diversas universidades privadas. Segundo o edital, a lista dos pré-selecionados na 1ª chamada será divulgada em 8 agosto e a da 2ª chamada no dia 22 de agosto. 

Quem pode participar do Prouni  

Pode concorrer ao benefício integral quem tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo e, às bolsas parciais, com renda familiar de até três salários mínimos, entre outros critérios legais. O ProUni é disponibilizado apenas para alunos brasileiros que ainda não têm diploma de nível superior e atendam a pelo menos um dos seguintes itens: 

  • ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;  

  • em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;  

  • em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;  

  • em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;  

  • ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; 

  • pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e 

  • professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda a que se referem os §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. 

 

Novidade em 2022/2 

Para a segunda metade do ano uma das novidades é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de disputa, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Haverá uma ordem de prioridade para a classificação conforme cada modalidade escolhida. 

Bolsas de estudos na UNIASSELVI 

Quem não conseguir ser selecionado no ProUni, pode usar a nota do Enem para receber uma bolsa de estudos na UNIASSELVI. O benefício pode chegar até 100% de desconto no valor da mensalidade. Quanto maior a nota obtida no Exame, maior é o percentual da bolsa concedida.  

Serviço 

O que: inscrições ProUni 2022/2 

Quando: de 1° a 4/8 

Onde: portal Acesso Único 

 

*Com informações de Agência Brasil e MEC 

 

Por Redação UNIASSELVI 

 

Leia mais notícias 

Curso superior em Ciências da Religião passa a ser oferecido na UNIASSELVI

Graduando da UNIASSELVI conquista 3° lugar nos JUCs 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.