Acadêmicos da UNIASSELVI realizam ação social em combate ao Coronavírus
Em Março de 2020, líamos uma portaria que foi amplamente divulgada no Diário Oficial da União, que tratava da importância do país garantir a oferta regular de serviços e programas socioassistenciais voltados à população mais vulnerável socialmente. Um dos destaques do texto apontava para importância de que estados e municípios adotassem medidas de prevenção e redução ao risco de transmissão do COVID-19. A portaria também recomendava observar os cuidados de prevenção da transmissão, principalmente nos serviços voltados para pessoas em situação de rua, com deficiência, idosos e pessoas em similar situação.
Ao saber desta portaria, a Profª Cléia Floriani teve uma ideia: levar para uma das aulas virtuais de Psicologia Social a seguinte pergunta: - Como poderíamos ajudar a população menos assistida de Blumenau, ou com alguma vulnerabilidade social, neste momento de ‘isolamento social’? Era uma oportunidade da Universidade se fazer presente, de agir - estamos aqui!
Na referida aula surgiu a ideia dos acadêmicos criarem um folder orientativo e talvez com a possibilidade de outros acadêmicos (voluntários e com toda segurança!) irem à campo, para orientar as pessoas mais vulneráveis. Nesta aula ainda, uma acadêmica falou que doaria 35 sabonetes ao projeto.
A pergunta que nasceu naquele espaço virtual, foi replicada em outra sala virtual, agora na aula de Fenomenologia Existencial - local em que a ação determinará que mundo quero construir! Neste “clima propício”, recheado de afetos e empatia, embalada por acadêmicos cheios de vontade de colaborar, a ideia acabou por se materializar.
“Em menos de uma semana tínhamos 35 Kits, contendo: 01 máscara de tecido, álcool em gel e um sabonete. Ah, o folder orientativo também estaria lá, pois já estava pronto e com as informações objetivas e necessárias ao público alvo. Na verdade, o Kit era só um “veículo”, que precisávamos para “conversar” com as pessoas, público da nossa ação” diz Cléia Floriani.
Com a volta ao trabalho, faltava então quem fizesse a distribuição. Foi aí que os coordenadores dos cursos da Unidade de Blumenau (Biomedicina, Nutrição, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia) foram convidados à participar.
No dia 29 de abril, às 14hs na escadaria da Igreja Matriz estavam lá os diferentes cursos citados, representados por seus acadêmicos. Todos reunidos por uma causa: combater o Coronavírus!