- Acadêmicos da UNIASSELVI realizam ação social em combate ao Coronavírus

08/05/2020 Comunidade

Em Março de 2020, líamos uma portaria que foi amplamente divulgada no Diário Oficial da União, que tratava da importância do país garantir a oferta regular de serviços e programas socioassistenciais voltados à população mais vulnerável socialmente. Um dos destaques do texto apontava para importância de que estados e municípios adotassem medidas de prevenção e redução ao risco de transmissão do COVID-19. A portaria também recomendava observar os cuidados de prevenção da transmissão, principalmente nos serviços voltados para pessoas em situação de rua, com deficiência, idosos e pessoas em similar situação.

Ao saber desta portaria, a Profª Cléia Floriani teve uma ideia: levar para uma das aulas virtuais de Psicologia Social a seguinte pergunta: - Como poderíamos ajudar a população menos assistida de Blumenau, ou com alguma vulnerabilidade social, neste momento de ‘isolamento social’? Era uma oportunidade da Universidade se fazer presente, de agir - estamos aqui!

Na referida aula surgiu a ideia dos acadêmicos criarem um folder orientativo e talvez com a possibilidade de outros acadêmicos (voluntários e com toda segurança!) irem à campo, para orientar as pessoas mais vulneráveis. Nesta aula ainda, uma acadêmica falou que doaria 35 sabonetes ao projeto.

A pergunta que nasceu naquele espaço virtual, foi replicada em outra sala virtual, agora na aula de Fenomenologia Existencial - local em que a ação determinará que mundo quero construir! Neste “clima propício”, recheado de afetos e empatia, embalada por acadêmicos cheios de vontade de colaborar, a ideia acabou por se materializar.

“Em menos de uma semana tínhamos 35 Kits, contendo: 01 máscara de tecido, álcool em gel e um sabonete. Ah, o folder orientativo também estaria lá, pois já estava pronto e com as informações objetivas e necessárias ao público alvo. Na verdade, o Kit era só um “veículo”, que precisávamos para “conversar” com as pessoas, público da nossa ação” diz Cléia Floriani.

Com a volta ao trabalho, faltava então quem fizesse a distribuição. Foi aí que os coordenadores dos cursos da Unidade de Blumenau (Biomedicina, Nutrição, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia) foram convidados à participar.

No dia 29 de abril, às 14hs na escadaria da Igreja Matriz estavam lá os diferentes cursos citados, representados por seus acadêmicos. Todos reunidos por uma causa: combater o Coronavírus!


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.