III Roda de Conversa sobre Acolhimento e Adoção acontece em Brusque
Acontece hoje, 27 de novembro, às 18h30, a III Roda de Conversa sobre Acolhimento e Adoção no auditório da UNIASSELVI Brusque (Av. Getúlio Vargas, nº 63 – Bairro Centro I – CEP: 88353-900), com a palestrante Sara Vargas, presidente da Associação Nacional dos Grupos de Adoção – ANGAAD. Nesta edição, o tema central da conversa será “Os traumas na vida de crianças e adolescentes com direitos violados e os impactos na adoção”.
Os participantes receberão certificado de participação.
Entenda melhor
Desde 1996, no dia 25 de maio comemora-se o Dia Nacional da Adoção. Este dia foi instituído no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. Posteriormente, no Brasil, a data ficou instituída pela Lei Federal nº 10.447, de 9 de maio de 2002.
Já o dia 9 de novembro foi instituído como o Dia Mundial da Adoção, com o objetivo de fomentar a adoção de crianças e adolescentes. Para muitos deles, ser adotado pode ser a única alternativa de voltar à vida em família e sonhar com um futuro melhor. No entanto, o tema ainda é permeado por muitos mitos e preconceitos, fato que, para ser superado e/ou minimizado, exige constante capacitação dos profissionais que atuam na área e a reflexão dos pretendentes habilitados à adoção, além da população em geral.
Nesse sentido, o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Brusque (GEAAB) realiza encontros mensais para colocar esse assunto em debate e possibilitar que dúvidas sejam esclarecidas ou minimizadas por meio de reflexões realizadas por profissionais da área ou que discutem aspectos relacionados ao tema.
Além desses encontros mensais, o GEAAB organizou nos anos de 1998, 2004, 2008, 2012 e 2016 Seminários sobre a adoção. Para dar continuidade a esse debate, em 2017 e 2018, organizou os eventos denominados I e II Roda de Conversa sobre Acolhimento e Adoção, respectivamente.