- “Prática Pedagógica no Ensino Não Presencial” – Palestra para Profissionais da Educação

29/04/2020 Comunidade

Atendendo ao convite do colegiado da educação da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI, o Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI disponibilizou a profa. Neuzi Schotten, gerente do setor de capacitação e formação continuada da EAD, para dissertar sobre práticas pedagógicas no ensino não presencial, em especial, na Educação Básica.

Diante da pandemia em função do novo coronavirus – COVID-19, uma das medidas adotadas pela OMS é o isolamento social. Esta ação levou à suspensão das aulas prsenciais enquanto durar a Pandemia. Neste contexto as redes de ensino públicas e privadas encontram-se com o desafio de se reiventarem a fim de garantir o direito à educação de todas as crianças e adolescentes evitando a interrupção do vínculo escolar. Uma das alternativas diz respeito à organização de aulas não presenciais. Esta foi, inclusive, a orientação dos órgãos oficiais da educação como o Conselho Nacional de Educação – CNE e o Ministério da Educação – MEC.

A nova realidade requer a organização de eventos de formação dos profissionais da educação com o objetivo  de que sejam capacitados para o planejamento de aulas remotas.

No dia 29 de abril, Dia Internacional da Educação, aconteceu a palestra de formação dos professores organizada pela AMMVI em parceria com a Federação Catarinense de Municipios – FECAM. O evento foi transmitido pelo Youtube e teve a participação ao vivo de centenas de profissionais.

Para o reitor da UNIASSELVI, Prof. Herminio Kloch, “A abertura da UNIASSELVI com a comunidade é muito importante. Como centro universitário contribuímos com o desenvolvimento da educação básica nas regiões onde atuamos e, temos a responsabilidade de acompanhar o egresso dos cursos de licencitura da UNIASSELVI em seus campos de trabalho.”

A mesma formação aconteceu também para os profissionais da Educação do município de Pomerode/SC no dia 17 de abril e acontecerá no dia 30 de abril para os profissionais da educação básica do município de Indaial/SC.

A Profa. Neuzi Schotten relata que se sente muito feliz em contribuir com reflexões sobre  práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas com as crianças da educação infantil, assim como, com as crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio. “Houve a particpação efetiva dos profissionais da educação que durante a palestra manifestaram suas dúvidas e questionamentos através do Chat”, finaliza.

Assista ao vídeo da palestra clicando aqui. 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.