- Seminário sobre LIBRAS <br>acontece em Ipatinga

06/08/2019 Comunidade

No dia 25 de julho, às 19h, no polo de apoio presencial da UNIASSELVI Ipatinga/MG, aconteceu o I Seminário de Letras LIBRAS que teve como tema “Relatos e Experiências Cotidianas”. No primeiro momento aconteceu a apresentação cultural de uma convidada surda, que interpretou o poema “História LIBRAS”.

O seminário foi organizado em forma de colóquio e teve a participação de três surdos e três ouvintes, entre eles alunos do curso Letras-LIBRAS da UNIASSELVI Ipatinga. A proposta foi dar espaço aos surdos, que puderam relatar suas experiências de vida até os dias atuais. Eles também descreveram como suas famílias encararam a descoberta da deficiência auditiva e, por consequência, os desafios para a interação e convício social. Os ouvintes, por sua vez, relataram como a língua de sinais chegou até a vida deles. Entre os convidados estava um casal, sendo um surdo e um ouvinte, que relatou como se conheceram e como é a convivência entre eles ao lidar com a deficiência. Após a apresentação de cada participante, a plateia foi envolvida na conversa.

Os convidados ficaram maravilhados com as experiências e puderam observar o quão importante é a Língua Brasileira de Sinais para a inclusão do surdo, a fim de que ele se sinta parte de uma sociedade e possa desempenhar papeis importantes no mercado.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.