- Ensaios Acadêmicos: livro lançado no Polo UNIASSELVI Ribeirão das Neves/MG

30/04/2021 Cultura

Na última sexta-feira, dia 23 de abril, foi realizado no Polo de Apoio Presencial da Uniasselvi Ribeirão das Neves/MG o lançamento do livro "Ensaios Acadêmicos - Volume 1". O livro é o resultado do projeto idealizado pelo tutor Carlos Roberto Silva de Araújo que é também o organizador da obra. 

No início do ano de 2020, o tutor apresentou o projeto aos acadêmicos de primeiro e segundo semestre das turmas 100% FLEX que, prontamente, abraçaram a ideia entendendo a importância da realização de trabalhos acadêmicos durante o curso.

“Ensaios Acadêmicos” conta com 8 textos sendo 1 do organizador do livro, tutor Carlos Roberto, 6 textos escritos por acadêmicos Uniasselvi e 1 texto escrito por um convidado.

Relata o tutor Carlos Roberto:

“Tudo começou ano passado nos encontros virtuais com as turmas Flex, com as quais eu atuava, aqui no Polo de Ribeirão das Neves. Em um dos encontros discutimos sobre a importância da produção cientifico-acadêmica e comentei com os acadêmicos que eu só tive meu nome em uma publicação aos 42 anos de idade e que senti falta desse incentivo na graduação. Coloquei, ainda, que eu tinha um projeto em mente, de escrever a cada ano um livro contando com a participação dos acadêmicos, sobre temas variados. Tal projeto teria como objetivo incentivar a produção destes, bem como promover a divulgação do conhecimento. E claro, valorizar a iniciativa deles em participar! Muitos gostaram da ideia e já disseram que queriam participar! Assim iniciei o projeto. Doze acadêmicos demonstraram interesse no projeto, mas ao longo do processo apenas 6 continuaram. Eles tiveram a liberdade de escolher os temas que foram fruto do trabalho interdisciplinar que estavam fazendo. Ao longo de alguns meses eles enviaram os textos e foram corrigindo as pontuações que eu devolvia. Por fim, em janeiro de 2021, o livro foi para a impressão, ficando pronto em abril. Os participantes ficaram muito satisfeitos com o resultado. Viu-se, ainda, que acadêmicos de outras turmas, ao ver o resultado do projeto, estão motivados a participar da próxima edição. Se tudo der certo haverá, ao menos, um volume por ano. Valeu muito à pena ver o orgulho estampado no rosto de cada um deles e o anseio dos demais em participar!”

O desafio de escrever permeou e ampliou a experiência que os acadêmicos da Uniasselvi vivenciam durante o percurso formativo nos cursos de graduação. “A competência leitora e escritora é de fundamental importância na formação acadêmica e no mercado de trabalho”, destaca o Reitor, Prof. Herminio Kloch.  “O tutor está de parabéns pelo trabalho desenvolvido junto aos acadêmicos”, finaliza.

Durante a cerimônia de lançamento a coordenadora do Polo de Ribeirão das Neves/MG,  Gislene Cristina da Silva Oliveira, ao pronunciar-se diz “ Agradecemos a Uniasselvi por proporcionar esses momentos de crescimento e aprendizado aos nossos acadêmicos. Organizamos um pequeno cerimonial de lançamento pois, infelizmente, não pudemos contar com todos os autores em função dos cuidados com a pandemia, mas foi uma tarde de muita alegria e orgulho.”


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.