- Pagamento do abono salarial para trabalhadores da iniciativa privada começa nesta terça-feira

08/02/2022 Economia
Benefício é de até um salário mínimo pago aos inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos
Foto | Divulgação

Calendário será cumprido conforme o mês de nascimento do colaborador com exceção da Bahia e Minas Gerais 

A partir desta terça-feira (8), os trabalhadores da iniciativa privada começam a receber o abono salarial do ano-base 2020. O calendário de pagamentos é realizado conforme o mês de aniversário do colaborador, ou seja, os primeiros a serem pagos são aqueles que fazem aniversário em janeiro. Nascidos em dezembro, poderão sacar em 31 de março.  

Ao todo, cerca de 22 milhões de brasileiros devem receber o auxílio, o que totaliza mais de R$ 20 bilhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O valor recebido varia de acordo com a quantidade de dias trabalhados em 2020. Segundo a Caixa Econômica Federal, o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão por meio da Poupança Social Digital, que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem. 

O banco informa ainda que “caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento”. 

Servidores públicos, militares e empregados de estatais, que são inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), receberão a quantia pelo Banco do Brasil a partir de 15 de fevereiro, até o dia 4 de março.  

Quem pode receber 

O abono salarial de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Tem direito a receber o benefício quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. 

Ressalva em dois Estados 

Devido às fortes chuvas que recentemente atingiram os Estados da Bahia e Minas Gerais, causando situação de emergência, o banco abriu uma exceção e paga também nesta terça-feira o abono salarial aos empregados destas regiões, independente do mês de nascimento.   

Cronograma completo das instituições privadas  

Mês de nascimento 

Data do pagamento 

Janeiro 

8/2 

Fevereiro 

10/2 

Março 

15/2 

Abril 

17/2 

Maio 

22/2 

Junho 

24/2 

Julho 

15/3 

Agosto 

17/3 

Setembro 

22/3 

Outubro 

24/3 

Novembro 

2/3 

Dezembro 

31/3 

 

Trabalhadores do setor público 

Final da inscrição 

Data do pagamento

15/2 

15/2 

17/2 

17/2 

22/2 

24/2 

15/3 

17/3 

22/3 

24/3 

 

*Com informações da Agência Brasil

 

Por Redação UNIASSELVI  

 

Leia mais notícias 

Sisu, Prouni e Fies agora estão reunidos em um único portal

Lives de boas-vindas aos calouros e veteranos da UNIASSELVI começam segunda-feira


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.