- Ciclo de aprendizagem desenvolvido pela Vitru é apresentado em livro sobre educação

23/11/2022 Educação
Publicação esclarecem os principais aspectos que podem ser usados na área educacional
Foto | Divulgação

Professor Janes Fidélis Tomelin, VP Acadêmico Vitru e Reitor da UNIASSELVI assina prefácio da 2ª edição da obra 

Na terça-feira (22), aconteceu o lançamento da 2ª edição do livro Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa, que apresenta o Ciclo de Aprendizagem desenvolvido pela Vitru Educação e implantado na UniCesumar. A obra também conta com o prefácio, da versão atualizada, assinado por Janes Fidélis Tomelini, Professor Reitor da UNIASSELVI e Vice-Presidente (VP) Acadêmico da Vitru.  

As 316 páginas, divididas em quatro capítulos e com autoria de Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti, esclarecem os principais aspectos que podem ser - e foram - usados em diferentes modelos e tipos da área educacional.  

Segundo a descrição do exemplar publicado pela editora Saraiva Uni, os leitores encontrarão “insights que estimulam o uso das mais recentes abordagens” no campo e “minicasos com aplicações que enriquecem o aprendizado”. 

O texto de Tomelini, além de advertir sobre as “consequências” pós leitura (de maneira que instiga ainda mais a curiosidade pelo assunto), também menciona a alegria em poder celebrar “grandes conquistas”, por meio de ações implementadas enquanto Pró-Reitor de ensino a distância (EAD), na UniCesumar. Para isso, ele montou um grupo de trabalho com gestores, heads e coordenadores de curso. 

Ele também conta que a 1ª edição foi inspiradora para que as iniciativas fossem realizadas: 

“O livro foi, de fato, uma “lanterna” que iluminou nosso caminho e nos deu fundamento científico e técnico para efetivar nossa “engenharia pedagógica”.  

O sistema foi criado com foco na colaboração coletiva e resultou nos seguintes alcances: 

  • Vestibular diagnóstico; 
  • Identidade pedagógica inov-ativa; 
  • Ciclo de aprendizagem UniCesumar 
  • Aprendizagem baseada em competências  
  • Metodologias definidas por produtos; 
  • Centenas de multimeios e simuladores imersivos em Realidade Alternativa (RA); 
  • Avalição por competência e psicometria; 
  • Programa de permanência e retenção institucionalziado;  
  • Learning Analytics com dezenas de aplicações; 
  • Gamificação do conteúdo. 
     

Clico de aprendizagem  

A vida é feita de ciclos e a aprendizagem também cumpre um ciclo especial que foi estruturado para facilitar a jornada dos estudantes. Trata-se de uma identidade pedagógica fundamental para melhor orquestrar os processos educativos e que passam agora a incorporar como referência das estratégias Pedagógicas de toda a Vitru: UniCesumar e UNIASSELVI.  Uma verdadeira Engenharia de Aprendizagem aplicável, nos respectivos níveis de Graduação e Pós-graduação, oferecidos nos modelos híbrido e EAD.   

O percurso é capaz de expressar o modelo utilizado pelas duas instituições. Ele percorre toda atividade docente e discente. E foi organizado em sete etapas: problematização, significação, experimentação, reflexão, conceitualização, ação e avaliação.   

Desta forma, é possível garantir a ligação das aprendizagens de cada competência e habilidade, aos tópicos curriculares. Metodologias inov-ativas também foram aplicadas em design educacional, conteúdos educacionais e em espaços personalizados para os docentes atuarem. 

Sobre a Vitru  

A Vitru é o grupo líder em ensino a distância (EAD) no mercado de educação digital. Por meio de suas marcas investidas, a Vitru fornece um ecossistema pedagógico completo com foco na experiência presencial, híbrida e de EAD - que inclui encontros presenciais, para alunos de graduação e educação continuada. Além de modelo 100% presencial na graduação, em quatro programas de mestrado e em dois de doutorado. É controladora das marcas UNIASSELVI e UniCesumar. A missão da Vitru é democratizar o acesso à educação por meio de um ecossistema digital. Em 2020, se tornou a primeira empresa catarinense de capital aberto na bolsa de valores em Nova Iorque, Nasdaq. 

 

Por Redação UNIASSELVI

 

Leia mais notícias 

UNIASSELVI oferece 25 cursos novos a partir do próximo semestre 

Uso da TI e da comunicação no EAD é ensinado em novo Curso Livre da UNIASSELVI 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.