- YouTubers se unem em projeto para ajudar no ENCCEJA

15/01/2021 Encceja

Criadores de educação e canal Kondzilla, com apoio da UNIASSELVI, lançam conteúdos focados no exame que certifica jovens e adultos no Ensino Fundamental e Médio 

 

No Brasil, de acordo com o IBGE, cerca de 70 milhões de brasileiros acima dos 25 anos não completaram o ensino médio. E, para tornar a conclusão dos estudos algo acessível a todos os brasileiros, o YouTube lança hoje um projeto especial, com patrocínio da Uniasselvi, voltado para ajudar aqueles que estão se preparando para o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). A parceria com sete EduTubers (YouTubers de educação) pretende transformar a plataforma no principal ponto de aprendizagem para o exame que certifica jovens e adultos no ensino fundamental e médio. 

 

O projeto traz como principal professor Tiago Dias, do canal Termine seus Estudos, que fará uma série de 12 vídeos com aulas e dicas preparatórias para o ENCCEJA e contará histórias de quem já passou. Além disso, após a realização do exame, o criador fará a análise de toda a prova. Junto a ele estão outros seis grandes nomes do YouTube que vão preparar conteúdos exclusivos com dicas específicas de cada matéria que cai no ENCCEJA. Cada um produzirá até 5 vídeos com o objetivo de dar mais visibilidade ao exame e atrair mais pessoas para a realização da prova.  

 

Confira os canais abaixo:  

  • Professor Noslen (3M de inscritos) - De maneira rápida e divertida, Noslen garante que todo mundo vai sair do canal sabendo tudo de Língua Portuguesa e Redação. 

  • Biologia Total (1,9M de inscritos) - No YouTube desde 2006, é o maior canal de Biologia do país e busca ensinar a matéria de forma divertida e criativa. 

  • Redação e Gramática Zica (1M de inscritos) - Pamba criou o canal em 2013 para mostrar que aprender não precisa ser chato. A professora dá aulas de Língua e Portuguesa e Redação. 

  • Débora Aladim (2,7M de inscritos) - Vencedora do prêmio influency.me na categoria Educação, Débora estuda História e faz vídeos que ajudam milhões de pessoas a passar no vestibular. 

  • Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio (1,9M de inscritos) - A maior inimiga dos alunos é ensinada de maneira leve e divertida por Rafael. O professor fala de ENEM, vestibular, ensino fundamental e médio e concursos. 

  • Ciência Todo dia (1,6M de inscritos) - A ciência no cotidiano é o que move o canal de Pedro e é a prova de que não é preciso ser aluno para se divertir com um canal educativo. 

 

Além do conteúdo dos professores, o projeto também terá uma série documental no canal da Band e outra no Portal Kondzilla sobre a origem e importância do ENCCEJA. A ideia é acompanhar e ajudar o candidato desde o momento da inscrição até o resultado final do exame. O primeiro conteúdo estreia nesta sexta (15) no canal Portal Kondzilla com depoimentos de quem mudou de vida depois do ENCCEJA, em seguida começam os conteúdos preparatórios para a prova no canal Termine seus Estudos, com novos vídeos publicados semanalmente. Todos os conteúdos também serão reunidos e publicados em playlists no canal dos criadores e na plataforma YouTube Edu

 

YouTube como plataforma de conhecimento 

No Brasil, há muitos jovens e adultos que abandonaram os estudos. E trabalhar sem ter completado o ensino médio implica dificuldades de conseguir empregos. A solução para essa situação difícil é voltar a estudar e conseguir o diploma em um dos dois programas oficiais oferecidos pelo governo: o EJA (a Educação de Jovens e Adultos) ou o ENCCEJA. 

Em um período de pandemia e distanciamento social, as soluções de educação remota se tornaram essenciais. Por isso, o YouTube traz esse projeto para ajudar aqueles que mais precisam de uma educação de qualidade e acessível. 

O YouTube é considerado a melhor plataforma para aprender algo novo ou rever alguma informação ensinada em sala de aula, com 56% da preferência, segundo a pesquisa Google Consumer Survey. É por isso que 90% dos usuários do YouTube no Brasil acessam a plataforma para estudar e buscar conteúdo educacional. Conhecimento é a segunda maior motivação para acessar o YouTube, atrás apenas de entretenimento. 

 

O ENCCEJA está programado para acontecer no dia 25 de abril . As inscrições para o exame acontecem entre os dias 11 e 22 de janeiro.  

 

Fonte: Google Brasil 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.