- Enem 2023 tem datas de inscrição e aplicação divulgadas

12/01/2023 Enem
UNIASSELVI oferece bolsas de estudo para quem presta o Exame
Foto | Divulgação

Provas acontecerão no mês de novembro

As datas de inscrição e aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgadas. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) as avaliações serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Para participar do Exame regular, os candidatos terão de se inscrever entre os dias 8 e 19 de maio. A divulgação do resultado está prevista para 16 de janeiro de 2024.

Já para as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) e aqueles que comprovarem motivo de ausência no Enem regular, as provas serão em 12 e 13 de dezembro. As inscrições vão ocorrer de 9 de outubro a 27 de outubro. E a divulgação do resultado será na mesma data do Enem regular, em 16 de janeiro de 2024.

Nota do Enem

O Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

O Blog do Enem é uma plataforma que oferece diversos recursos que auxiliam os candidatos nos estudos. Com aulas e materiais gratuitos é possível se prepararam com foco e organização.

Instituições de ensino públicas e privadas usam a nota do Enem para selecionar alunos. A UNIASSELVI, por exemplo, oferece bolsas de estudo para quem presta o Enem. O desconto pode chegar até 100% do valor da mensalidade. Quanto maior a nota obtida no Exame, maior é o percentual concedido.

Os resultados também servem de parâmetros para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e podem ser utilizados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior que possuem convênio com o Inep.

Encceja

Também foram divulgadas as datas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições serão de 22 de maio a 2 de junho e a aplicação da prova em 7 de agosto.

 

*Com informações da Agência Brasil

 

Por Redação UNIASSELVI

 

Leia mais notícias

Reitor da UNIASSELVI realiza workshop em evento internacional sobre educação

Novos Cursos Técnicos serão disponibilizados pela UNIASSELVI em 2023

 

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.