Dia nacional da EAD: a importância da tecnologia no aprendizado
Foto | Divulgação
Ferramentas são cada vez mais protagonistas dentro da jornada acadêmica
A educação de qualidade é um direito de todos, e a tecnologia desempenha um papel fundamental na democratização do ensino, ampliando o acesso a oportunidades e impulsionando a transformação social. Neste contexto, a Educação a Distância (EAD), tem se consolidado como uma ferramenta essencial para transformar o aprendizado e promover experiências educacionais mais dinâmicas e inclusivas.
De acordo com a EdTech Report 2024, o mercado global de tecnologia educacional deve alcançar US$ 404 bilhões até 2025. No Brasil, 87% das instituições de ensino superior (IES) usam soluções tecnológicas na formação dos alunos.
No dia Nacional da Educação a Distância, celebrado em 27 de novembro, refletimos sobre a importância da tecnologia e comemoramos os avanços contínuos. A UNIASSELVI é referência em inovação educacional no Brasil, e tem a tecnologia como um dos pilares do seu sistema de ensino. Por meio de um modelo pedagógico inovador, oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e profissionalizantes, transformando a vida de milhares de pessoas em todo o país.
Aplicações decorrentes da inteligência artificial (IA) e de demais alternativas tecnológicas transformam diariamente a experiência dos estudantes e do corpo docente. A instituição tem acelerado projetos com uso de IA de forma estruturada, segura e responsável, abrangendo desde áreas administrativas, até os mais de 500 mil alunos.
Conheça alguns dos projetos:
- Entrevistador VirtUAU: utiliza IA para simular entrevistas de emprego e fornecer feedback imediato, como forma de treinamento aos alunos. A ferramenta usa algoritmos de aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural (NLP) e análise de sentimentos para interagir com os candidatos, avaliando as respostas e oferecendo feedbacks.
- Leo App: permite acesso aos conteúdos acadêmicos, avaliações, fóruns, acompanhamento do progresso acadêmico, além de atendimento administrativo. O aplicativo tem navegação gratuita aos usuários, viabilizada pela instituição.
- SofIA: uma assistente virtual voltada para enriquecer a jornada acadêmica e garantir ainda mais qualidade na metodologia de aprendizagem. Ao contrário de muitos assistentes digitais, ela não se limita a responder perguntas mecanicamente, mas estimula e engaja os usuários a buscar informações objetivas e necessárias.
- Suporte com IA: a UNIASSELVI investiu em IA para o atendimento aos alunos 24 horas por sete dias da semana, com flexibilidade e transparência para solicitar atendimento humano a qualquer momento. Um Bot realiza atendimentos administrativos com análises inteligentes da situação do estudante ao longo da sua jornada, oferecendo respostas assertivas e personalizadas a partir do processamento de linguagem natural (PLN).
- Compromisso com o uso ético da IA: a Vitru Educação, holding à qual a UNIASSELVI pertence, lidera um movimento pioneiro no setor ao lançar um manifesto com princípios claros para o uso responsável da inteligência artificial. O documento reflete o compromisso com privacidade, segurança, equidade e autonomia dos estudantes, consolidando sua posição como referência na transformação digital da educação.
Instituição da data
O Dia da Educação a Distância - 27 de novembro - foi sancionado por meio da Lei nº 13.620, em 2018, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação superior no Brasil.
Leia mais notícias
Egressa é finalista no Prêmio Educador Nota 10
II Semana de Iniciação Científica e Extensão começa na segunda-feira