UNIASSELVI é a primeira colocada geral no Tênis de Mesa dos JUBs
Foto | Divulgação
Instituição teve a maior somatória das categorias disputadas no esporte
Dois alunos de curso em Educação Física da UNIASSELVI tiveram vitórias nos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs) 2024. Com isso, a instituição foi a primeira colocada na somatória geral do Tênis de Mesa. Lhays Stolarski, 22 anos e Kauan Monteiro, 21 anos, foram os responsáveis pela conquista da UNIASSELVI.
A dupla ficou em 1º lugar na modalidade dupla mista. Já nas categorias individuais, Lhays ficou em 2º no feminino e Kauan no 3º masculino. Durante a competição eles tiveram o apoio e o suporte técnico do professor Thiago Castro.
Ambos destacam a importância que a graduação tem quando aliada à prática, principalmente - por cursarem licenciatura – quando eles precisam repassar instruções para outros atletas que eles são treinadores.
Trajetória em competições
A acadêmica que está no 7º semestre, na UNIASSELVI Joinville, conta que está no esporte há nove anos e que pretende seguir jogando até quando for possível. Ela acumula títulos estaduais, nacionais e internacionais, conforme ela conta:
“Eu já fui campeã brasileira sub-19 em 2021 e já fui campeã individual na Olímpiada Estadual Catarinense em 2017. Esses dois títulos foram os que mais me marcaram. E o maior campeonato que eu já joguei foi no ano passado, nos jogos universitários, na China, no Fisu World University Games”.
Kauan, aluno do 2º semestre, da UNIASSELVI Florianópolis começou no Tênis de Mesa aos sete anos de idade e pretende seguir jogando no alto nível e em disputas internacionais. Sobre a lista de resultados positivos ele ressalta o que mais se orgulha:
“Em 2022 e 2023 fui eleito o melhor atleta do Brasil. Atualmente estou na 1ª colocação do ranking nacional brasileiro, na categoria sub-21, e como eu acabei de conquistar o TMB Challenge Plus, em Salvador (BA), assumi a 1ª colocação da categoria principal, chamada de absoluto A. O título mais significante para mim é o de campeão brasileiro individual sub-21, campeão por equipes sub-21 e campeão de equipes de estado, representando SC na categoria absoluto A”.
Ele afirma que daqui a cerca de 10 anos também gostaria de ter o seu próprio clube.
Ainda não é oficial, mas existe a possibilidade de a dupla ir competir na Alemanha, representando o Brasil nos Jogos Universitários Mundiais, em julho de 2025. Isso porque geralmente os primeiros colocados em cada modalidade são convidados – pouco meses antes - para a ocasião.
O evento, que reúne os melhores atletas universitários do Brasil e que os estudantes demonstraram habilidade, dedicação e espírito esportivo, aconteceu em Brasília (DF), durante o mês de outubro
Sobre o campeonato
O JUBs é a maior competição universitária. Nesta 71ª edição bateu o recorde da história da América Latina ao reunir
7 mil participantes de todo o país. Neste ano, foram 12 dias de competição.
Leia mais notícias
Erros comuns na prática de exercícios físicos em casa podem causar prejuízos ao corpo
Alunas são convidadas para sessão solene na Câmara dos Deputados