- 19 de agosto, Dia Nacional do Historiador

19/08/2020 Geral

A data de comemoração foi instituída pela Lei n° 12.130, de 17 de dezembro de 2009. Constitui uma homenagem a Joaquim Nabuco (1849-1910), que foi historiador, diplomata, jornalista, jurista e deputado geral pela Província de Pernambuco, bem como um dos principais líderes abolicionistas do Brasil.

 

A proposição foi do senador Augusto Botelho que em seu parecer destacou: “A disciplina científica da História, ao explorar e tentar explicar acontecimentos pretéritos fornece, ao mesmo tempo, elementos fundamentais para a projeção do futuro. E ao se colocar a serviço dessa tarefa, o historiador assume um papel social tão relevante quanto anônimo. [...] a criação de um dia dedicado ao historiador vem resgatar, em parte, o papel social e político desse profissional".

O que é História?

A sociedade que não tem memória

Não sabe quem é, nem para onde vai.

Não aprende com os erros que cometeu

E, certamente, terá um futuro pior que o presente.

Por isso, a História estuda todas culturas,

Os acontecimentos, o tempo e as nações.

Investiga os povos que desapareceram,

Os que ainda existem

E os grandes problemas do mundo.

(autor desconhecido)

O Curso de Licenciatura em História da UNIASSELVI parabeniza os Historiadores pelo seu dia e sua relevância profissional!


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.