- 28 De abril – Dia da Educação

28/04/2020 Geral

28 de abril é o dia da Educação. Normalmente, quando comemoramos uma data, gostamos de saber qual sua origem e o motivo pela qual foi estabelecida. Então, vamos compreender por que mundialmente é comemorado o dia da Educação em 28/04?

O dia da educação é comemorado desde o ano 2000 e foi estabelecido a partir do Fórum Mundial de Educação, realizado na cidade de Dakar, no Senegal. Neste fórum estavam reunidos 164 líderes de várias nações e o Brasil também estava lá participando.

A partir deste fórum, as 164 nações assinaram um documento conhecido como “Marco de Ação de Dakar, educação para todos: cumprindo nossos compromissos coletivos”. Neste documento foram estabelecidas seis (6) metas para qualificar o ensino.

Ficou acordado neste documento que no ano de 2015, os países participantes apresentariam um relatório com os resultados alcançados durante os quinze anos de trabalho para efetivação e cumprimento das metas.

Em 2015, no Fórum Mundial da Educação, realizado em Seul, na Coreia, foi criado um novo documento que dava continuidade ao “Marco de Dakar” e com prazo até 2030 para cumprir as metas de qualificação do ensino.

A educação é o processo de desenvolvimento das capacidades do ser humano e o acesso à educação de qualidade é um dos direitos de todo ser humano. No artigo 205 de nossa Constituição Federal de 1998, está escrito que a Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Assim, o Curso de Pedagogia e todos os cursos de graduação e pós-graduação da UNIASSELVI acreditam que só há educação de qualidade quando a palavra EDUCAÇÃO está escrita no coração de todos. O dia da EDUCAÇÃO só faz sentido quando nos sentimos parte deste processo, quando compreendemos que EDUCAÇÃO se faz com amor, comprometimento e ação.

Em comemoração a este dia, queremos presenteá-los com o vídeo “Dia da Educação”, apresentado pela professora Neuzi Schotten, pedagoga, Mestre em Educação e gerente de Capacitação e Formação Continuada na UNIASSELVI.

 

Fontes da pesquisa:

 

Assessoria de Comunicação Social. Data marca o compromisso de 164 países com o desenvolvimento. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/47561-dia-mundial-da-educacao. Acesso em: 27 abr. 2020.

No dia 28 de abril comemora-se o Dia da Educação, um marco para ser fonte de reflexão sobre o tema. Entenda mais sobre a sua importância. 2020. Disponível em: https://escoladainteligencia.com.br/voce-conhece-o-dia-mundial-da-educacao-saiba-mais-sobre-a-data/. Acesso em: 27 abr. 2020.

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.