- Acadêmicos da UNIASSELVI de Rio do Sul visitam a Ponte Roberto Machado

04/03/2018 Geral

Acompanhados pela coordenadora Carolina Marchiori da Luz e dos professores Frank Shulze e Rodrigo da Silva, os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIASSELVI de Rio do Sul estiveram na data de 24 de fevereiro realizando a 3ª visita técnica a Ponte Roberto Machado na cidade de Taió/SC.

Desde 2017 o colegiado de Arquitetura e Urbanismo vêm estudando, juntamente com a Prefeitura de Taió, Câmara Técnica de Turismo (CTT) e com o Desenvolvimento Local de Taió (DEL), o processo de revitalização da Ponte construída na década de 50.

A primeira visita, que ocorreu em 23 de setembro de 2017, teve como objetivo reconhecer o espaço e realizar o levantamento topográfico tanto da ponte como de seu entorno e dar início ao processo do levantamento arquitetônico.


Seguindo o cronograma proposto, a segunda ida a Taió em 28 de outubro de 2017 obejtivou concluir a etapa de medições e conferências de dados.
 A partir destes dados, retomou-se o diálogo com a Prefeitura de Taió, CTT e DEL para discutir o uso destinado a ponte.

Profª Carolina Luz, Mestre em Preservação de Patrimônio Cultural e prof. Frank Shulze, especialista em Métodos de Preservação e Restauro, fizeram então a proposição de tombamento municipal como bem edificado de valor histórico e de memória, para que a estrutura fosse preservada em sua integridade enquanto se busca recursos junto ao executivo para sua revitalização.

Em 26 de janeiro de 2018 foi oficializado em Decreto Lei o Tombamento da Ponte Roberto Machado. Uma conquista para os munícipes e para o time Arquitetura e Urbanismo Uniasselvi de Rio do Sul.
No último sábado, 22 de fevereiro de 2018, professores, alunos e voluntários retornaram a ponte para numerar o tablado, conferir as medições do mesmo e realizar o diagnóstico das tábuas que necessitam ser substituídas, devido ao estado de degradação que apresentam.
 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.