- Acadêmicos da UNIASSELVI Timbó realizam viagem cultural para São Paulo

23/10/2018 Geral

No último feriadão, dias 12, 13 e 14 de outubro as professoras Andressa Kessler e Samira Sypriany, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIASSELVI de Timbó, realizaram a segunda viagem cultural para a cidade de São Paulo/SP desde ano. O intuito da viagem é levar os acadêmicos da disciplina de Atelier de Projeto de Arquitetura VI para visitar o Mercado Municipal da cidade, tema a ser desenvolvido no anteprojeto dos acadêmicos durante o semestre. Além do Mercado Municipal, também foi visitado o Eataly, empreendimento diferenciado, mas com as mesmas características de comércio de alimentos e setor de gastronomia, a fim de proporcionar a vivência dos lugares e embasamento para o anteprojeto.

São Paulo é uma cidade imensa e de grandes possibilidades culturais, existem muitas edificações de interesse arquitetônico. Pudemos visitar obras projetadas por arquitetos renomados, como Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, entre outros.  Dentre os locais que visitamos está o Mercado Municipal de SP, Eataly, SESC Pompéia, SESC 24 de Maio, Museu de Arte Contemporânea, Parque Ibirapuera, MASP (Museu de Arte de São Paulo), Japan House, Farol Santander, Estação da Luz, Pinacoteca, Catedral da Sé, Casa das Rosas e o Itaú Cultural, onde estava acontecendo uma exposição do importante arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, além de poder vivenciar a Avenida Paulista no domingo, quando ela é fechada para veículos, priorizando pedestres e ciclistas.

Como o próprio Paulo Mendes da Rocha diz, “Arquitetura não é para ser vista, é para ser vivida”. Ter a experiência de estar nestes locais de grande influência na história da arquitetura e da cidade, e não apenas vendo imagens em livros ou pela internet, é muito importante para os acadêmicos. Ver como as pessoas de fato veem e vivenciam os espaços traz uma experiência ímpar na vida de cada um, e não apenas na formação dos acadêmicos dos futuros arquitetos e urbanistas, mas também na formação de cidadãos.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.