- Apresentação do projeto Soberanas acontece na UNIASSELVI Indaial/SC

07/12/2018 Geral

Na terça-feira (4 de dezembro), aconteceu a apresentação do Projeto Soberanas, no auditório da UNIASSELVI Indaial - Vitória Régia. 

O “Projeto Soberanas” foi desenvolvido pelos acadêmicos do 3° e 4° semestre do curso de Design-Moda do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaial/Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo. O projeto buscou desenvolver propostas de novo traje diurno para as Soberanas das Festas de 2019, Imperatriz Indaiá, Duquesa das Vitórias-régias, Condessa das Sete Cores que representam o Município nas Festas do Município e região.

A parceria entre Prefeitura Municipal de Indaial e a UNIASSELVI no desenvolvimento dos trajes diurnos auxiliará a divulgar o curso de Design-Moda para a comunidade indaialense bem como essa troca auxiliará a prefeitura na divulgação do concurso para a eleição das próximas realezas, além de valorizar a moda como um segmento cultural importante na construção dos trajes.

Destaca-se portanto, que o o projeto objetiva desenvolver com os acadêmicos um material teórico e prático com a problemática já descrita, composto de desenho, modelagem e protótipo confeccionado. O projeto foi desenvolvido no decorrer do segundo semestre deste ano.

O evento contou com a presença ilustre de 7 jurados:

Sra. Aster Scheidt | Formada em Ciências econômicas e ciências contábeis e pós-graduada em Moda. Autodidata na Moda, atua nesse ramo há 30 anos, trabalha com moulage, desenvolveu sua própria técnica de modelagem, presta um serviço personalizado e artesanal, na contramão do que se faz hoje. Trabalha com miss, noivas e vestidos de festa. Hoje seu ateliê é em Blumenau, na Casa Amarela. De 2014 a 2017 trabalhou para a Vila Germânica sendo responsável pelos trajes típicos. Desde 2015, viaja para Monique, fazendo pesquisas, realizando novos projetos para inúmeras prefeituras de Santa Catarina e clientes particulares que buscam exclusividade e riqueza nos trajes.

Sra. Elaine Pickler Moser | Primeira dama do município de Indaial, é servidora efetiva da Fundação Indaialense de Cultura Pref. Victor Petters desde fevereiro 2008 como Assistente Administrativo Financeiro. Graduada em Matemática (FURB), e com Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (IFSC), atuou como Professora entre 2010 e 2014 no SENAI de Blumenau e Tutora no curso de Espanhol da UFSC de 2014 a 2016.

Sra. Grasiela Lunardi Ramos | Chefe de Espaço Cultural da Fundação Indaialense de Cultura. Cursou Estilismo no SENAI Blumenau e Artes na FURB. Realiza trabalhos de Assessoria artística para eventos a 11 anos, tendo feito parte da equipe de Eventos da Prefeitura Municipal de Indaial por 9 anos. Realizou trabalhos de assessoria artística no Midas Studio / SP e foi assistente pessoal do produtor artístico e musical Rick Bonadio. Trabalhou diretamente na produção de Concursos de Miss e Rainha de Festas na região, tendo sido responsável pelo Concurso Rainha da FIMI por 7 anos. Foi responsável pela reformulação do Concurso, inserindo a nova nomeclatura de ‘Soberana das Festas’ e as respectivas adaptações.

Sra. Leila Rosana Hort | Atuou como docente na Uniasselvi no curso Design-Moda por seis anos quando ministrou as disciplinas de: Gestão do Design, História do Design, Teoria do Design e da Moda, Pesquisa e Criação de Moda e Produção de Moda e Eventos. Possui especialização em Criação e Desenvolvimento de Produto e Moda pela UNERJ e graduação em Publicidade e Propaganda pela FURB. Tem experiência na criação de coleções de moda focadas em peças exclusivas para marca própria. Desenvolveu projetos aliando seus conhecimentos em moda, comunicação e marketing para importantes empresas do Estado entre elas: Karsten, Haco e Círculo.

Sr. Rodrigo Rogério Ramos | Presidente da Fundação Cultural de Blumenau / abril 2016 até a presente data. Possui especialização em Arte e Educação pela Associação Catarinense de Ensino. É professor da Faculdade Senac Blumenau nos eixos de comunicação, turismo e cultura. É pós-graduando em Cultura na USP - Universidade de São Paulo. Foi professor da Uniasselvi no curso de Design Moda nas disciplinas de História da Arte e Teoria do Design. É graduado em Comunicação Social - Jornalismo. Atuou como correspondente internacional na Alemanha, Argentina, Egito, Itália e Kuwait. Foi Presidente do Conselho Curador do Museu de Arte de Blumenau. 2009/10. É sócio-fundador das seguintes entidades: Instituto dos Festivais de Blumenau Instituto Histórico de Blumenau Associação dos Amigos do Arquivo Histórico de Blumenau Associação Cultura Popular de Blumenau. Rede de Integração Cultural. Tem se dedicado ao estudo no campo da comunicação com ênfase nos Gêneros Jornalísticos, Educação e Cultura.

Sra. Rose Otte | Atua no Ramos têxtil desde 1985, com vasto conhecimento em corte e costura. Iniciou as atividades fazendo moda e trajes típicos infantis. Trabalhou com os mais diversos tipos de artesanato, destacando-se inicialmente com bonecos decorativos, aonde ficou muito conhecida. Atualmente é sócia proprietária do Ateliê Rosen Trajes em Blumenau onde se especializou em desenvolver e confeccionar trajes típicos alemães de alta costura, sob encomenda e para grupos folclóricos diferenciados. Esteve início desde ano novamente na Europa para pesquisa de tendências e conteúdo para novas coleções de trajes que estão por vir.

Sra. Sueli Maria Vanzuita Petry | Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí e mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Atualmente é diretora de Patrimônio Histórico Museológico da Fundação Cultural de Blumenau. Foi professora titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Possui experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: história, usos e costumes, colonização, tradição e moda. É membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. É comendadora da Cultura de Blumenau e Comendadora da Cultura do Estado de Santa Catarina. Seu nome é referenciado como uma das mais importantes profissionais em história de Santa Catarina, sobretudo sobre a pesquisa, costumes e saberes da imigração europeia no Século XIX no Brasil.

O evento também contou com a presença do prefeito de Indaial, André Moser e também as atuais soberanas do município de Indaial.

Foram apresentadas 5 propostas e após votação que teve como critérios, Coesão com os símbolos da cidade, Conexão de cores e formas e Coerência da proposta, foi eleito o traje da equipe composta por: Gabrielle Bauler Zwicker, Jéssica Gonçalves Ferreira, Jocelia Oliveira e Michele Cristine Agustini.

Conheça mais sobre o curso de Design de Moda: clique aqui


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.