- As carreiras que prometem boas chances de emprego nos próximos anos

08/10/2018 Geral

O processo de escolha pela carreira ideal leva em consideração alguns critérios como aptidão, salário almejado, disponibilidade no mercado de trabalho e, claro, preferências pessoais. Definir o melhor caminho para iniciar a vida profissional pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, é importante conhecer mais sobre as profissões desejadas e os cursos de graduação que preparam para elas.

A pesquisa “Carreiras do Futuro”, realizada pelo Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), da Fundação Instituto de Administração (FIA), levantou as áreas com as profissões mais promissoras para os próximos dez anos. São elas: sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, recursos humanos, tecnologia e direito.

Mas o que faz de uma carreira uma profissão do futuro? Se ela ajuda empresas a agilizar os processos de produção, a reduzir custos ou potencializa o bem estar e saúde da população de forma escalável, então se enquadra nos critérios de um atividade que será demandada no futuro.

Quer conhecer quais são as profissões de cada área que prometem boas chances de emprego no futuro? Confira a seguir.

Sustentabilidade

Engenheiro de resíduos

Pode parecer uma profissão estranha, mas é totalmente necessária. São acumulados 1.7 bilhões de quilos de lixo todos os anos. O que fazer com todos esses resíduos? Jogar em um aterro não é uma solução sustentável.

O papel do engenheiro de resíduos é resolver os problemas que a humanidade enfrenta hoje no descarte do lixo. O objetivo é transformar tudo que é jogado fora em materiais para a construção civil ou insumos energéticos.

Por ser uma profissão ainda em construção não existe uma graduação específica para ela. Os cursos que contemplam e preparam o aluno para atuação na área são: Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia Química.

Consultor de energias alternativas

Combustíveis fósseis não durarão para sempre. Fontes alternativas de energia são necessárias para que, no longo prazo, não fiquemos no escuro. Mas a popularização dessas novas formas de gerar eletricidade pode confundir as pessoas sobre qual é a melhor para cada situação. Energia solar, hidrelétrica ou eólica: qual escolher? É justamente essa pergunta que o consultor de energias alternativas estará preparado para responder. O objetivo será determinar qual é a melhor fonte energética para uma casa, empresa, comunidade ou cidade.

Os cursos que abordam matérias relativas a essa área de atuação são Engenharia Química, Física, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental.

Saúde e qualidade de vida

Médico especialista em medicina regenerativa

As pessoas ainda sofrem com órgãos que param de funcionar, células que perdem a função biológica e acidentes que provocam quebras de estrutura deixando doentes inválidos e com graves sequelas. O foco do especialista em medicina regenerativa é corrigir o que seria fisiologicamente incorrigível. No longo prazo, a esperança é que, com o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias, seja possível diminuir as longas filas para transplante de órgãos. As graduações que abordam o assunto são Medicina, Biologia Genética e Biomedicina.

Recursos Humanos

Consultor de produtividade pessoal

Para poder competir com a onda de automações no mercado de trabalho, as pessoas precisarão se tornar cada vez mais eficientes. Mas essa não é uma tarefa fácil. O mundo está cheio de distrações e as evoluções tecnológicas devem trazer cada vez mais artefatos que tiram o foco e instigam a procrastinação.

A atividade de um consultor de produtividade pessoal é analisar o dia a dia das pessoas e as ensinar como silenciar as distrações diárias para um trabalho mais eficiente. As graduações que preparam para essa profissão são Comunicação Social, Administração e Psicologia.

Tecnologia

Engenheiro front-end

O Engenheiro front-end é uma das pessoas responsáveis por fazer a internet acontecer. São eles que viabilizam as páginas que vemos todos os dias ao navegar na rede. É um profissão com alta demanda que atua entre os programadores e designers.

O motivo para o sucesso é a mudança no padrão de consumo. Hoje, todo negócio precisa ter sua presença online consolidada para ser rentável - tendência que vai se fortalecer cada vez mais no futuro. As graduações que preparam para essa carreira são Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas da Informação.

Direito

Advogado tributarista

É uma área com carência de profissionais. As constantes mudanças nos cenários políticos e econômicos fazem do profissional que trabalha com legislação e cargas tributárias cada vez mais necessário. O direito tributário é área que entende a relação entre o sistema de tributos (fisco) e os contribuintes. A graduação que prepara para essa carreira é a de Direito.

Ajudar o futuro aluno de graduação a encontrar o curso certo para o seus objetivos é um dos propósitos do canal Admirável Mundo Novo, promovido pela AMPESC. Aqui, você encontra orientações sobre o ensino superior em Santa Catarina e dicas de carreira. Acesse o site e confira quais são as faculdades associadas à instituição.

Fonte: Ampesc.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.