- Confira lições importantes no primeiro currículo do mundo, por Leonardo da Vinci

14/05/2018 Geral

Em 1482, então com 30 anos, Leonardo da Vinci escreveu uma carta para Ludovico il Moro, Duque de Milão, que continha uma lista de suas capacidades. Uma espécie de currículo nos dias de hoje.

Apesar de antiga, esta carta traz lições que podem ser aplicadas até hoje, por isso, podemos considerá-la o primeiro currículo do mundo.

Da Vinci colocou em sua lista, com 11 tópicos, melhorias que poderia trazer ao seu empregador, caso fosse contratado. Ele não se ateve ao que fez no passado, mas sim, o que poderia realizar de novo e que fosse de interesse do Duque.

Para os recrutadores atuais, é muito mais interessante o que pode ser feito pela empresa, do que aquilo que o candidato fez no passado.

Confira a lista criada por da Vinci no que chamamos de primeiro currículo do mundo:

1 - Eu tenho pontes extremamente leves e fortes, adaptadas para serem facilmente transportadas, e com elas você pode perseguir e a qualquer momento fugir do inimigo e outros. Seguras e indestrutíveis pelo fogo e pela batalha, fáceis e convenientes de levantar e colocar. Há também métodos de queima e destruição dos inimigos.

2 - Eu sei como, quando um lugar é assediado, tirar a água das trincheiras, e fazer infinitas variedades de pontes, e caminhos e escadas cobertas, e outras máquinas pertencentes a tais expedições.

3 - Se, em razão da altura dos bancos, ou da força do lugar e de sua posição, é impossível, ao sitiar um lugar, se valer do plano de bombardeio, tenho métodos para destruir todas as rochas ou outras fortalezas, mesmo se fosse fundado em uma rocha, etc.

4 - Novamente, tenho tipos de morteiros; mais conveniente e fácil de transportar; e com estes posso atirar pequenas pedras quase parecidas com uma tempestade; e com a fumaça destes causa grande terror ao inimigo, para seu grande detrimento e confusão.

5 - E se a luta deve ser no mar eu tenho vários tipos de máquinas mais eficientes para ataque e defesa; e embarcações que resistirão ao ataque dos maiores canhões e pó e fumos.

6 - Eu tenho por meio de minas e caminhos secretos e tortuosos, feitos sem ruído, para chegar a um local designado, mesmo que fosse necessário passar sob uma trincheira ou um rio.

7. Farei carros cobertos, seguros e inatacáveis, os quais, entrando no inimigo com sua artilharia, não há um corpo de homens tão grande, mas eles os quebrariam. E por trás disso, a infantaria poderia seguir sem ferimentos e sem qualquer impedimento.

8. Em caso de necessidade eu farei grandes armas, morteiros e artefatos leves de formas finas e úteis, fora do tipo comum.

9. Onde a operação de bombardeio poderia falhar, eu inventaria catapultas, e outras máquinas de eficácia maravilhosa e não de uso comum. E, em suma, de acordo com a variedade de casos, posso inventar vários e infindos meios de ataque e defesa.

10. Em tempos de paz acredito que posso dar perfeita satisfação e igual a qualquer outro na arquitetura e na composição dos edifícios públicos e privados; e em guiar a água de um lugar para outro.

11. Posso fazer escultura em mármore, bronze ou barro, e também posso fazer qualquer coisa que possa ser feita, assim como qualquer outra, seja ele quem for.

Confira o texto completo, em inglês, aqui

Melhore seu currículo, faça UNIASSELVI: clique aqui.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.