Notícias - Geral

Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIASSELVI Timbó faz visita cultural à São Paulo

14/05/2018   Geral

Nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2018, as professoras e arquitetas Andressa Kessler e Camila Rafaela Chiarelli levaram seus alunos de Atelier Projeto de Arquitetura VI do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIASSELVI de Timbó, para uma viagem cultural na cidade de São Paulo/SP.

A viagem teve como objetivo principal a visita ao Mercado Público da cidade, tema do anteprojeto arquitetônico desenvolvido pelos acadêmicos neste semestre, a fim de proporcionar a vivência do lugar e embasamento para o projeto.

Além da visita ao Mercado Público, foram visitados diversos locais de grande importância arquitetônica nacional e internacional como o SESC Pompéia, SESC 24 de maio, Museu de Arte Contemporânea, Parque Ibirapuera, MASP (Museu de Arte de São Paulo), Japan House, Farol Santander, Praça Vitor Civita, Pinacoteca e o Edifício Corujas,  vencedor de mais de 14 prêmios e projetado pelo escritório paulistano FGMF, um dos grandes nomes de arquitetura contemporânea do país.

A convite das professoras, o arquiteto sócio Fernando Forte acompanhou os acadêmicos a uma visita pela edificação, apresentando o projeto e proporcionando aos acadêmicos uma experiência única.

Depoimento de alguns alunos que participaram da viagem:

“Gostaria de ter mais oportunidades como esta, são experiências únicas que só agregam conhecimento, obras incríveis de arquitetos incríveis um orgulho para a profissão, exemplos a serem seguidos. Pudemos ver e entender que a arquitetura pode sim mudar o jeito de pensar das pessoas."

Iara Terezinha Koslop

“Toda visita cultural é sempre interessante, porque proporciona aos estudantes a oportunidade de contato com diferentes culturas e costumes locais. Na nossa viagem, onde alguns alunos de Arquitetura fizeram, não foi diferente. Nesta oportunidade, tivemos o nobre acesso a diferentes estilos arquitetônicos, onde o antigo se contrasta com o novo na paisagem urbana de São Paulo, criando assim um mix de formas e fachadas. Também nos foi oportuno conhecer algumas edificações de cunho público onde, de todas as informações percebidas e compreendidas, surgirão diretrizes para a elaboração do Mercado Público, tema de projeto da matéria de Atelier de Arquitetura VI. Somando palavras, valeu muito cada momento. Momentos esses de muito aprendizado e descontração.”

Ander Oliveira

“O roteiro da viagem foi bem amplo, tornando assim a viagem bastante proveitosa. Esta viagem contribuiu para que novos olhares e avaliações fossem feitos pelos alunos e assim agregar novos conhecimentos para o curso."

Thais Riffel