- Dicas para realizar uma boa redação no processo seletivo da UNIASSELVI

17/11/2017 Geral

Nos dias 24 e 25 de novembro, a UNIASSELVI realiza o processo seletivo para 2018/1. São mais de 50 cursos de ensino Presencial e a Distância ofertados em mais de 300 municípios em todas as regiões do país. As inscrições para o processo seletivo estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, pelo portal uniasselvi.com.br

Vai fazer o processo seletivo? Então fique atento às dicas para realizar uma ótima redação:

- Conserve o hábito da leitura
Quem quer escrever bem, precisa ler bastante. Ao ler, compreendemos diversos mecanismos linguísticos, mesmo que não saibamos de maneira sistematizada regras e conceitos gramaticais;

- Escreva muito
Sempre que escrever, peça que alguém corrija sua redação, pois assim você perceberá quais aspectos devem ser melhorados;

- Seja objetivo 
O segredo está em não deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que você quer dizer. Evidencie todo o conteúdo da sua escrita. Lembre-se: você está comunicando a sua opinião, falando de suas idéias, narrando um fato. O mais importante é fazer-se entender.

- Evite períodos longos
Esse tipo de construção pode provocar equívocos no momento da pontuação. Tente encontrar o equilíbrio, mas prefira frases curtas, elas são mais facilmente compreendidas. 

- Coerência e Coesão 
A coesão nada mais é que a ligação harmoniosa entre os parágrafos, fazendo com que fiquem ajustados entre si, mantendo uma relação de significância.

Se tratando de coerência, nos referimos à lógica interna de um texto, isto é, o assunto abordado tem que se manter intacto, sem que haja distorções, facilitando, assim, o entendimento da mensagem.

- Releia o texto escrito
 Reserve um tempo para fazer esse exercício, pois quando relemos nossa redação, a chance de encontramos possíveis erros são bem maiores. Fique atento à coerência e à coesão.

- Linguagem correta 
Evite gírias, escreva corretamente. Pesquise sobre o que você mais tem dificuldade na língua portuguesa e pratique. 

Fora estas, uma grande dica é a de que você fique antenado às notícias mundiais. Leia, assista telejornais, mantenha-se informado.

Bons estudos e boa sorte! 

Inscrições grátis para o processo seletivo aqui

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.