- Docente da UNIASSELVI lança livro sobre Fundamentos Latinos do Português Brasileiro

31/10/2018 Geral

No dia 2 de outubro, o docente do curso de Letras - Inglês da Uniasselvi Luiz Henrique Milani Queriquelli lançou o livro intitulado "Fundamentos Latinos do Português Brasileiro".

O livro pretende atualizar as razões para o estudo do latim e ao mesmo tempo contribuir para ampliar o entendimento sobre o português brasileiro, explicitando aspectos de sua historicidade. A obra gira em torno de três questões básicas: por que é necessária uma nova justificativa para o estudo latim e como a latinidade do português brasileiro pode ser uma saída para isso; que aspectos distintivos do nosso vernáculo podem ser considerados permanências ou reincidências latinas; e como, em termos didáticos, podemos partir deles em direção a tópicos de um programa de introdução à língua latina, num contexto de ensino superior.

Entre os fenômenos estudados (dezesseis ao todo), encontram-se aspectos fônicos e morfossintáticos, como o vocalismo, a próclise generalizada do pronome átono, o uso de ‘em’ com verbos de movimento, o gerúndio, a construção de dativo com infinitivo, entre outros. O trabalho se dirige tanto a linguistas, latinistas e classicistas, quanto a acadêmicos em geral e ao público leigo, já que aborda questões que podem interessar qualquer falante do vernáculo brasileiro.

Saiba mais
 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.