- Dorina de Gouvêa Nowill: a dama da inclusão

29/05/2019 Geral

No dia 28 de maio de 2019, o curso de Educação Especial da UNIASSELVI homenageia a educadora Dorina de Gouvêa Nowill. Dorina nasceu em São Paulo, em 28 de maio de 1919, e acabou ficando cega aos 17 anos, vítima de uma doença não diagnosticada. Na data em que celebraria 100 anos de vida, permanece sendo um exemplo de dignidade, perseverança e caridade, mesmo enfrentando uma deficiência.

Dorina fez questão de frequentar a escola regular, considerada a primeira aluna cega a alcançar esse feito. Inclusive, fez o que pôde para que outra garota cega também pudesse vivenciar essa experiência. Ela também contribuiu para a formulação da lei da integração escolar, regulamentada em 1956, aos seus 37 anos de idade. Madrinha da campanha “Acessibilidade: Siga Esta Ideia”, da Prefeitura de São Paulo, Dorina sempre lutou para o desenvolvimento pleno e pela inclusão social das pessoas com deficiência visual.

Dorina deixou um belíssimo legado de incentivo à leitura para a pessoa com deficiência visual e batalhou para o aumento da oferta de livros em braile no Brasil. Faleceu em 29 de agosto de 2010, aos 91 anos de idade.

“Na escada da vida, os degraus são feitos de livros” – Dorina de Gouvêa Nowill

Conheça a Fundação Dorina Nowill para Cegos clicando aqui.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.