Educação 4.0: Princípios e práticas <br>de inovação em gestão e docência
O Núcleo de Desenvolvimento Docente – NDD, o Núcleo de Desenvolvimento do Tutor – NDT e o Núcleo de Capacitação Técnico-Administrativo – NCTA promoveram, na tarde de 29 de julho, uma palestra com a temática “Educação 4.0: princípios e práticas de inovação em gestão e docência”. O evento aconteceu no auditório da UNIASSELVI Timbó e contou com a participação de diretores, pró-reitores, coordenadores de curso, docentes, coordenadores de área, tutores internos e equipe administrativa.
A Profa. Neuzi Schotten, Gerente de Capacitação e Formação Continuada da UNIASSELVI, realizou a abertura do evento e a apresentação do palestrante, Prof. Dr. Cassiano Zeferino de Carvalho Neto.
A palestra contemplou os fatores que sustentam o Paradigma 4.0 como o contexto das mudanças globais e locais; mudanças na produção (Indústria 4.0), no trabalho e na formação profissional; mudanças geracionais e seus impactos para o currículo e modelos de ensino-aprendizagem na educação superior, tecnológica, básica e corporativa; fundamentos teórico-tecnológicos da Educação 4.0; inovação continuada nas instituições educacionais; eixo propulsor do PEGI e cenários de futuro para a Educação na década 2020 – 2030.
Ao final, a pró-reitora de graduação EAD, Francieli Stano Torres, mediou o debate das questões levantadas durante a apresentação dos fatores que sustentam o Paradigma 4.0, que contribuiu para a reflexão de novas percepções e práticas para os cursos de ensino superior.
Para a pró-reitora, “a formação para inovação é o foco central da UNIASSELVI, neste ano, e a palestra com o tema Educação 4.0 proporcionou uma reflexão sobre as necessidades das diferentes gerações de acadêmicos, como eles aprendem, bem como da adaptação do modo de ensinar e aprender por meio da evolução das mídias. A palestra somou na formação dos nossos atores pedagógicos – coordenadores, docentes, tutores – que, juntos, constroem os cursos de graduação e pós-graduação visando avançar com a inovação no processo de ensino e aprendizagem – finaliza Francieli.