- “Estude Comigo”: Tendência do YouTube ajuda estudantes a manterem o foco durante os estudos

10/09/2019 Geral

Já pensou em estudar com alguém que está a milhas de distância?

Uma nova ferramenta de estudos com essa proposta está gerando milhões de visualizações no YouTube pelo mundo. A tendência Study With Me– em tradução, “Estude Comigo” – surgiu no Japão e nos Estados Unidos, como uma forma de incentivo e motivação para estudantes do ensino médio ou universitários que sentem dificuldade ao se concentrar para estudar os conteúdos e, assim, enfrentar a temida semana de provas.

Os vídeos ganharam muita popularidade entre os jovens, abordando diversas técnicas de estudo. Os criadores desses conteúdos, basicamente, gravam seus momentos ou “sessões de estudo” em tempo real e compartilham o material na rede, numa espécie de vlog. Os vídeos podem variar de 20 (vinte) minutos até 8 (oito) horas de duração. Alguns deles, ainda, possuem música ou sons característicos, ruídos de ambientes, como pássaros, o lápis sobre o papel, a digitação etc., a fim de aproximar quem assiste à realidade do vídeo. Muitas pessoas também se sentem melhor ouvindo algum tipo de música enquanto desenvolvem atividades, elas afirmam que se sentem mais focadas. Geralmente, cada técnica oferece um tempo para descanso, para que o estudante relaxe por alguns minutos e volte aos estudos com o mesmo foco inicial.

Estudar para uma prova pode ser uma atividade solitária e, quando feita entre amigos, talvez não tão proveitosa, pois conversas paralelas podem surgir e desviar a atenção do conteúdo. Esses vídeos têm a intenção, portanto, de unir pessoas de diversos lugares do mundo com um único propósito: estudar com concentração, sem interrupções externas e de forma agradável. O objetivo é reproduzir um segundo plano enquanto você estuda, com outra pessoa que também está estudando, criando um ambiente mais eficaz. Esqueça a procrastinação!

No Brasil, a tendência ainda é relativamente nova, mas já existem vídeos semelhantes aos estrangeiros.

Vários estudantes já aderiram à ferramenta e observaram o aumento da produtividade, assim como os níveis de concentração – isso explica a popularidade da técnica. De fato, trabalhar ao lado de alguém que também trabalha de forma aplicada e diligente pode ser muito motivador.   

Que tal potencializar sua rotina de estudos com essa técnica? Separamos alguns vídeos para você:

– STUDY WITH ME | a real time study session, do Canal TheStrive Studies

– STUDY WITH ME (with music) 2.5 HOURS POMODORO SESSION, também do Canal TheStrive Studies

– STUDY 1 FULL HOUR WITH ME – REAL TIME, do canal WaysToStudy

– Real Time Study With Me *with break* 2 Hours of Productivity & Motivation, do canal UnJaded Jade

– Study With Me – A 25-Minute Pomodoro Session, do canal Thomas Frank.

– ESTUDE COMIGO - 25 minutos da Técnica Pomodoro com Aprendizagem Acelerada, vídeo brasileiro, do canal Victor Ribeiro - Estratégias de Aprovação

Bons estudos! ;)


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.