- Levados da Beca: Acadêmicos de Design de Moda da UNIASSELVI Brusque realizam atividade de extensão

07/12/2018 Geral

Os acadêmicos do curso de Design de Moda da UNIASSELVI Brusque realizaram atividade de extensão intitulada "Levados da Beca". O projeto envolveu acadêmicos da primeira e segunda fase do Curso de Design de Moda, através do Projeto Integrador envolvendo as disciplinas Desenho de Observação (Karin Formonte), Laboratório de Criação (Sílvia Teske) e História da Indumentária e da Moda (Alisson Castro). 

A proposta era a reflexão sobre a simbologia do traje e como ele se encaixa no evento de formatura. Para isso, como suporte, foram utilizados antigas becas amarelas utilizadas em outros anos para a colação de grau, e foram substituídas por outras de cor preta. O ato formal da colação de grau foi repensada movimentando outros valores. Desde o século XIII as becas começaram a ser utilizadas no universo acadêmico pelas universidades europeias. Conhecida como veste talar passaram a trazer sua simbologia original que designava o mérito, a competência, bem como a responsabilidade social. 

 O primeiro passo para os acadêmicos  foi o de organizar uma caminhada como prática estética, tendo como referência WALKSCAPES de Francesco Careri (2013), com o propósito de focar no mundo que os cerca, e a estratégia foi uma viagem de estudos a Curitiba, com um roteiro que abordou a Feirinha do Largo da Ordem, o Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico.

Posteriormente criaram mapas e cartografias subjetivas escolhendo elementos e lugares significativos para, em seguida, tendo como referência o riquíssimo trabalho da artista francesa multidisciplinar Elisabeth Lecourt em sua proposta “Les Robes Geographiques”, desenhassem esses mapas nas becas. Assim, essa mostra tem como objetivo instigar o processo de formação acadêmica para além da sala de aula, investigando relações inusitadas e, por vezes etéreas, que fazem parte do processo do saber e propõem a ampliação do conceito de conhecimento.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.