Notícias - Geral

Mês do meio ambiente é celebrado com série de lives na UNIASSELVI

28/06/2021   Geral

Palestrantes nacionais e internacionais participam dos encontros semanais online 

Para comemorar o mês que celebra o Dia do Meio Ambiente (5 de Junho), o Núcleo de Educação Ambiental e Sustentabilidade (NEAS) da UNIASSELVI, organizou uma série de lives semanais no Youtube. A primeira delas foi transmitida em 2 de Junho e a última acontecerá na quarta-feira (30).  

De acordo com a coordenadora do curso de Gestão Ambiental, Dra. Maquiel Duarte Vidal o projeto foi idealizado com o objetivo de aproveitar a data para trazer mais conscientização à comunidade em geral sobre o tema. Por meio das transmissões o NEAS provoca não só uma compreensão sobre o assunto, mas também busca impulsionar o engajamento pessoal.  

 “São tantas reflexões realizadas nesse mês, e por que é pouca a mudança de atitude no restante do ano? Com esse questionamento, propus trazermos atividades que impactassem de tal forma os participantes que produzissem mudanças de atitudes e de pensamentos”, afirma Maquiel. 

Cronograma das palestras 

O primeiro encontro virtual aconteceu em 2 de Junho e teve a participação de dois ministrantes, o Dr. Max Wendel Batista dos Anjos da Technische Universität Berlin (Berlim/Alemanha) e o Dr. Maurício Lamano Ferreira do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Eles falaram sobre os temas Cidades em tempos de mudanças climáticas: oportunidades para uma sociedade de baixo carbono, e, Esverdeando as cidades: um desafio emergente, respectivamente. 

Já no dia 10 de Junho, foi a vez de falar sobre Erosão Costeira e Alternativas de Manejo com o Dr. Jarbas Bonetti, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 18 de Junho o convidado foi o Dr. Eduardo de Oliveira Bastos, também professor da UFSC que palestrou sobre a Expedição Antártica, navegando em um mar de incertezas.  

Ainda abordando a questão ambiental nos mares, a pesquisadora e doutoranda Monica Pontalti apresentou a live de 22 de Junho, como o conteúdo intitulado O maior predador dos oceanos. Para fechar as atividades, na quarta-feira (30), às 19h, o Dr. Marcus Hubner, conduz a Releitura da "separação do lixo" no contexto da Programação neurolinguística e da Educação Ambiental.  

Todas as lives ficam disponíveis no canal da UNIASSELVI no YouTube.  

Dia do Meio Ambiente 

O dia 5 de Junho foi escolhido como o Dia do Meio Ambiente em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. A preferência pela data foi proposital para coincidir com o período de realização da convenção que ocorreu entre 5 e 16 de Junho daquele ano.  

A comemoração se estendeu por todo o mês para incentivar governos, empresas, celebridades e indivíduos a realizarem ações em prol da natureza. Tornando mundialmente o sexto mês do calendário um momento em que todas as esferas da sociedade dediquem atenção para os problemas ambientais e para a preservação dos recursos naturais.   

Serviço 

O que: lives do NEAS no Mês do Meio Ambiente 

Onde: canal da UNIASSELVI no YouTube  

Quando: de 2 a 30 de Junho (semanalmente) 

Valor: gratuito


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais.