- Palestra sobre Construção de Casas Sustentáveis acontece na UNIASSELVI Blumenau

16/04/2019 Geral

Em 1º de abril (segunda-feira), o curso de Pós-graduação presencial em Cidades Sustentáveis da UNIASSELVI promoveu a palestra “Construção de Casas Sustentáveis, uma opção viável para Brumadinho/MG”. Cerca de 120 pessoas participaram do evento, como Agentes da Defesa Civil de Brusque, acadêmicos, professores e egressos da UNIASSELVI, dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas, Biomedicina, Serviço Social, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Administração, entre outros.

A abertura do evento foi realizada pelo Prof. Dr. Kleber Renan de Souza Santos, coordenador da Pós-graduação em Cidades Sustentáveis, que apontou a relevância do curso, na atualidade, ao proporcionar o aprofundamento científico dos pós-graduandos em temáticas que todas as cidades devem abordar para promover a sustentabilidade. Maria de Lourdes Fagundes, representante da Pós-graduação presencial UNIASSELVI e da HR Educacional, também esteve presente e destacou a estrutura organizacional da pós-graduação presencial e a oportunidade ofertada pela instituição através de um curso inovador e diferenciado.

O evento contou, ainda, com a presença do palestrante e empreendedor Alessander Comandolli, graduado em Gestão Empresarial e com experiência de mais de 20 anos em empresas de tecnologia e desenvolvimento de softwares. Desde 2017, atua como presidente do Instituto Dorvalino Comandolli (IDC), criado para atender famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de cursos de capacitação e outras atividades. Visionário, Alessander também é um dos fundadores da Turma da Árvore, projeto que une tecnologia e sustentabilidade para neutralizar as emissões de carbono na atmosfera por meio do plantio de mudas de árvores em todo o Brasil. O trabalho com a Turma da Árvore também inspirou a criação da CTA, uma construtora do grupo que utiliza madeira de impacto social em seus projetos e que está revolucionando o modo de construir.

Durante o evento, o palestrante apresentou as inovações nas construções sustentáveis desenvolvidas pelo grupo a partir da “madeira engenheirada” – material constituído por lâminas intercruzadas e coladas com uma resina de origem natural que confere alta resistência ao material formado, obtendo um produto mais resistente que o aço e com capacidade para construir edifícios de até 9 andares. Com sede em Lages/SC, os processos de desenvolvimento desta madeira pela CTA e de outras inovações do grupo estão em fase de registro de patente no Brasil e no exterior. Alessander explicou que os princípios da Turma da Árvore são inspirados na natureza e assim foram formulados a missão, visão e valores do grupo. Devido ao caráter socioambiental e inovador, o grupo divulga seus projetos em diversas instituições do Brasil e do mundo, como na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, considerada referência mundial em qualidade de ensino.

Após a exposição, diversas questões foram levantadas pelos participantes e esclarecidas por Alessander. Um dos destaques foi a participação da CTA nas etapas de recuperação socioambiental da região de Mariana/MG, local onde ocorreu a tragédia do rompimento da barragem de Fundão (2015) e, mais recentemente, nos projetos de recuperação da tragédia de Brumadinho/MG (2019). De acordo com Alessander, as casas sustentáveis desenvolvidas pela CTA representam uma alternativa viável para oferecer moradias dignas à população atingida.

Quer saber mais sobre a Pós-graduação em Cidades Sustentáveis? Clique aqui.

Início das aulas previsto para 10/05, na Unidade de Blumenau/SC.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.