- Palestra sobre Construção de Casas Sustentáveis acontece na unidade UNIASSELVI Indaial

29/11/2018 Geral

No dia 09 de novembro, o curso de pós-graduação presencial em “Cidades Sustentáveis” promoveu, em parceria com a SOU Digital, a palestra Construção de casas sustentáveis, um desafio possível. Tivemos a honra de contar com a presença do empreendedor Alessander Comandolli, que é formado em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e acumula experiência de mais de 20 anos em empresas de tecnologia e desenvolvimento de softwares. Desde 2017, atua como presidente do Instituto Dorvallino Comandolli (IDC), criado para atender famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de cursos de capacitação e outras atividades. Visionário, Alessander também é um dos fundadores da Turma da Árvore, projeto que une tecnologia e sustentabilidade para neutralizar as emissões de carbono na atmosfera por meio do plantio de mudas de árvores em todo o Brasil. O trabalho com a Turma da Árvore também inspirou a criação da CTA, uma construtora do grupo que utiliza madeira de impacto social em seus projetos.

Durante o evento o palestrante demonstrou as inovações da madeira desenvolvida pelo grupo, onde as lâminas são agrupadas de modo intercruzado e coladas com uma resina de origem natural que confere alta resistência ao material formado, obtendo um produto mais resistente que o aço. Com sede em Lages/SC, os processos de desenvolvimento desta madeira pela CTA estão em fase de registro de patente no Brasil e no exterior.

Alessander explicou que os princípios da Turma da Árvore são inspirados na natureza e assim foram formulados a missão, visão e valores do grupo. Devido ao caráter socioambiental e inovador do conceito, estão apresentando o projeto em diversas instituições do exterior, por exemplo na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Após a exposição diversas questões foram levantadas pelo público presente e esclarecidas pelo palestrante. Um dos destaques foi a participação da CTA nas etapas de recuperação socioambiental na região de Mariana/MG, local onde ocorreu a tragédia do rompimento da barragem de Fundão, em 2015. Conforme Alessander, as casas sustentáveis desenvolvidas pela CTA representam uma alternativa viável para oferecer moradias dignas à população atingida. Outra curiosidade é o fato do grupo adotar a Fórmula de Deus (também conhecida como divina proporção ou número de Fibonacci) em seus projetos. Esse diferencial, também inspirado na natureza, gera uma sensação de bem-estar e harmonia ao ingressar em uma casa sustentável.

O Coordenador da pós-graduação em Cidades Sustentáveis, Prof. Dr. Kleber Renan de Souza Santos, destacou que “fazer uma pós-graduação nesta área é a melhor escolha para quem está antenado com o futuro, é um caminho que todas as cidades devem percorrer e as pessoas precisam se preparar para isso”.

Para Alessander “a ideia de abrir uma pós em Cidades Sustentáveis é fantástica, pois possibilita o aprofundamento e engajamento das pessoas em prol da Agenda 2030 da ONU”, em referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Também fez uso da palavra, Camila Roczanski, representante da coordenação de pós-graduação presencial da UNIASSELVI, a qual explicou sobre a estrutura organizacional da pós presencial e a oportunidade ofertada pela instituição.

Entre os participantes estavam presentes acadêmicos e professores dos cursos de Engenharia Ambiental e Direito da UNIASSELVI.

Quer saber mais sobre a Pós-graduação em Cidades Sustentáveis? Acesse o site, clicando aqui, conheça a matriz curricular e venha fazer parte da primeira turma que pensa no futuro e faz a sua parte desde agora.

Início das aulas previsto para fevereiro de 2019.

 

• SOBRE O CURSO

Sobre o curso. O curso de pós-graduação em cidades sustentáveis tem como objetivo preparar profissionais para atuarem de forma integrada em todos os contextos da problemática ambiental em busca da sustentabilidade nas cidades. A pós-graduação presencial da UNIASSELVI possui ainda matriz curricular atualizada e voltada para a prática profissional.

 


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.