Professor da UNIASSELVI publica livro sobre o brincar
Psicanalista e professor dos cursos de Direito e Psicologia da UNIASSELVI, Carlos Alberto Medrano lançou o seu terceiro livro, intitulado “Brincar como dispositivo de governo. Resistência e cuidado de si”. A obra foi publicada pela Editora Novas Edições Acadêmicas e aborda o brincar como forma de modelar a subjetividade das crianças.
“O objetivo foi o de reconhecer como os campos da medicina, da pedagogia e da psicologia se configuram no que chamamos de medicalização da infância e da sociedade”, explica Medrano, que é Mestre em Saúde Pública e Doutor em Enfermagem. O autor conta que foi desenvolvido um estudo teórico sobre as diferenças entre jogar e brincar, a partir da análise de documentos desde 1868 até 2010. O livro tem 260 páginas e está disponível para compra no portal da editora.
O primeiro livro publicado pelo professor Carlos Medrano foi “Do silêncio ao brincar. História do presente da saúde pública, da psicanálise e da infância”, que analisa os determinantes histórico-ideológicos que possibilitaram o encontro entre a saúde e a psicanálise nos espaços para o brincar dentro dos hospitais. A obra foi publicada pela Vetor Editora em 2004. Já o segundo livro é o título “Teoria e prática da psicopedagogia institucional”, publicado em 2009 pela Editora da UNIASSELVI, com co-autoria de Evelize Melo Rodrigues.