- Projeto AutismoS Presente: criando uma rede nacional de inclusão

30/09/2020 Geral

O Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI em parceria com o Grupo de Apoio Educacional AutismoS desenvolve desde 2019 o Projeto AutismoS Presente. Antecederam o projeto outras ações de formação dos atores pedagógicos da IES a fim de promover a inclusão atitudinal e pedagógica dos acadêmicos.

O Projeto AutismoS Presente pretende viabilizar a criação de uma Rede Nacional de Inclusão por meio de três grandes ações, a saber:

Ação 1 – Formação dos multiplicadores voluntários: Uma vez concluída a formação, o multiplicador está apto a desenvolver a Ação 2 na região do Polo de Apoio Presencial da Uniasselvi ao qual está vinculado.

Ação 2 – Formação para profissionais da educação: constituição de grupos de profissionais da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) que atuam em escolas públicas e/ou privadas, para participarem da formação sobre TEA a fim de promover a inclusão das crianças e adolescentes matriculados nas respectivas unidades escolares. Esta ação é organizada em nível local pelos multiplicadores formados na Ação 1.

Ação 3 – Simpósio Nacional: O Projeto AutismoS Presente realiza, em 04 de novembro de 2020, o I SIMPÓSIO NACIONAL AUTISMOS PRESENTE – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, com o tema “TEA e os caminhos educacionais inclusivos: da educação infantil ao ensino superior”. O evento tem como objetivo promover espaço de trocas de experiências e de vivências sobre a inclusão atitudinal e pedagógica do autista na prática educacional da educação infantil ao ensino superior. Neste momento, o Simpósio encontra-se sendo divulgado nos canais de comunicação e redes sociais da Uniasselvi e do Grupo de Apoio Educacional AutismoS. A participação é gratuita. Clique aqui para acessar.

Atualmente participam da Ação 2 do Projeto 958 cursistas nos seguintes polos da UNIASSELVI:

Capão da Canoa/RS – 80

Pinhalzinho/SC – 120

Pomerode/SC – 80

Brusque/SC – 75

Biguaçu/SC – 150

Barra da Estiva/BA – 82

Lages/SC – 80

Palhoça/SC – 86

Paulo Afonso/BA – 205

O Setor de Capacitação e Formação Continuada da Uniasselvi envia os arquivos (materiais, gravações e orientações) e as apostilas impressas para a realização desta formação. Cada cursista recebe uma apostila impressa com todos os conteúdos escritos pelas profissionais voluntários do Grupo AutismoS. Concluída a formação, o cursista recebe o certificado de 20 horas emitido pela Uniasselvi.

Outros polos encontram-se em contato com as escolas e secretarias municipais e estaduais de educação a fim de alinhar a realização da Formação dos profissionais da educação da região. Afinal, a visão da Uniasselvi é “Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida dos nossos alunos, com rentabilidade e reconhecimento de todos os públicos”.

Os profissionais da educação básica que participam da formação da Ação 2, manifestam sua satisfação em participar do Projeto e assim construir conhecimentos que lhes permite viver, de fato, a inclusão atitudinal e pedagógica nas escolas e salas de aula da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio de todo o Brasil.

Confira alguns registros da Ação 2 do Projeto AutismoS Presente


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.