- PROUNI abre inscrições para 2017/2 no dia 6 de junho

23/05/2017 Geral

O Programa Universidade para Todos – PROUNI receberá as inscrições para o processo seletivo 2017/2 nos dias 6 a 9 de junho. Os candidatos interessados em ingressar no ensino superior com bolsas de estudo devem se inscrever diretamente no site oficial do programa. As bolsas serão válidas para todo o curso, a partir deste segundo semestre de 2017.

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do PROUNI o candidato brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, referente à edição de 2016, e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:

  1. tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  2. tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  3. tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  4. seja pessoa com deficiência;
  5. seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005.


Para se inscrever às bolsas integrais, o candidato precisa ter renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo.

O processo seletivo do Prouni será constituído de 2 (duas) chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no portal oficial do PROUNI, nas seguintes datas:

  • Primeira chamada: 12 de junho de 2017.
  • Segunda chamada: 26 de junho de 2017.


O CANDIDATO pré-selecionado deverá comparecer à respectiva IES para comprovação das informações prestadas em sua inscrição nas seguintes datas:

  • Primeira chamada: de 12 a 19 de junho de 2017.
  • Segunda chamada: de 26 a 30 de junho de 2017.


Para participar da lista de espera do Prouni, o CANDIDATO deverá manifestar seu interesse, por meio do portal oficial do PROUNI, no período de 7 a 10 de julho de 2017.

A lista de espera estará disponível no Sisprouni para consulta pelas IES no dia 13 de julho de 2017.

Os candidatos que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão comparecer às IES e entregar a documentação pertinente para comprovação das informações prestadas na inscrição no período de 17 a 18 de julho de 2017.

A prestação de informações falsas ou a apresentação de documentação inidônea pelo candidato, apurada posteriormente à matrícula, em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o encerramento da bolsa de estudo do PROUNI, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis.


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.