Notícias - Geral

Santo Antônio da Patrulha/RS: Acadêmicos de
Pedagogia realizam prática de brinquedoteca

06/06/2019   Geral

Na última segunda-feira, 3 de junho, os acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIASSELVI polo Santo Antônio da Patrulha/RS realizaram uma atividade prática de brinquedoteca, sob orientação da tutora Karin Koenig, envolvendo a disciplina de Psicologia da Educação e da Aprendizagem.

A atividade teve início no encontro anterior, em que os acadêmicos foram instigados a conhecer Jean Piaget e seus estudos sobre a infância, considerando os quatro estágios de desenvolvimento: Estágio Sensório-motor (0 a 2 anos); Estágio Pré-operatório (2 a 7 anos); Estágio Operatório-concreto (7 a 11 anos); e Estágio Operatório-formal (11 +). Com isso, divididos em grupos, os acadêmicos tinham o desafio de planejar um jogo ou atividade voltada para um dos estágios, justificando a escolha do material, o objetivo da atividades, as regras e as referências. A partir daí os grupos tiveram o prazo de uma semana para confeccionar o jogo e aplicar com uma ou mais crianças, registrando a evidência da aplicação.

No encontro de 3 de junho, então, os grupos apresentaram seus jogos confeccionados. Um dos grupos trouxe a pequena Helena para aplicar a atividade, novamente em sala de aula.

Pela ordem dos estágios de desenvolvimento, os jogos apresentados foram:

– Sensório-motor: “sopa do neném”, com o objetivo de explorar os materiais concretos, estimulando a curiosidade, a criatividade e o desenvolvimento motor.
– Pré-operacional: “boliche maluco”, com o objetivo de estimular os movimentos do corpo e o desenvolvimento da oralidade, a partir do jogo e da imitação dos animais que caracterizavam as garrafinhas do boliche.
– Operacional-concreto: “boliche mágico”, com o objetivo de desenvolver a leitura e a atenção a partir da contação de história (O Patinho Feio). Foram proporcionadas aprendizagens matemáticas a partir do reconhecimento dos números expressos nas garrafinhas, com possibilidades de soma e subtração.
– Operatório-formal: “saindo da caixa”, com o objetivo de estimular a coordenação motora e desenvolver agilidade e atenção em jogos de pátio.

Todos os grupos apresentaram seus relatos, assim como as fotos e vídeos que evidenciaram a aplicação da atividade. Puderam concluir, com a atividade, que cada fase do desenvolvimento privilegia algumas aprendizagens específicas e que o conhecimento sobre essas questões é necessário para o fazer docente.

A disciplina de Psicologia da Educação e da Aprendizagem é muito apreciada pelos acadêmicos, pois lida com a forma de aprendizagem da vida humana, em especial das crianças.