- Setembro: mês especial para a comunidade surda

22/09/2020 Geral

O mês de setembro é repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas da Comunidade Surda. Assim, algumas datas se destacam:

• 6 e 11 de setembro: Lembrança do Congresso de Milão (1880) no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos.

• 23 de setembro: Dia Internacional da Língua de Sinais.

• 26 de setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008). 

• Dia 30 de Setembro: Comemorado o Dia Internacional do Surdo e Dia do Profissional Tradutor Intérprete de Libras. 

Você sabe por que dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Surdos?

Esse dia foi escolhido por ser a data de criação da primeira escola de surdos no Brasil. O Imperador Dom Pedro II convidou um professor surdo francês para lecionar às crianças surdas com o objetivo de integrá-las à sociedade. Juntos, eles fundaram o INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos no Rio de Janeiro. As aulas eram ministradas em Língua de Sinais Francesa, considerada o berço das línguas de sinais do mundo, por isso a forte influência também na construção da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. O INES ainda funciona e se dedica ao ensino bilíngue de pessoas surdas. O dia do surdo é, portanto, um dia que celebra as conquistas da Comunidade Surda e representa a importância da língua de sinais e dos profissionais envolvidos, de refletirmos e discutirmos a respeito dos direitos e da inclusão das pessoas surdas da nossa sociedade, promovendo e difundindo a Cultura Surda.

Em setembro, a UNIASSELVI lançou, ainda, dois novos cursos de graduação:

Segunda Licenciatura em Letras-Libras: tem por objetivo formar profissionais das licenciaturas para atuar como professor da Língua Brasileira de Sinais, nos anos finais do ensino fundamental e ensino Médio. Clique aqui para saber mais.

Formação Pedagógica em Letras-Libras, tem por objetivo formar bacharéis e tecnólogos para atuarem como professor da Língua Brasileira de Sinais, nos anos finais do ensino fundamental e ensino Médio. Clique aqui para saber mais.

Além disso, a UNIASSELVI irá fazer uma live comemorativa para a data. Confira:

Live 24/09 – 19h

Live em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, com o tema Desafios e Possibilidades da Educação dos Surdos, com o professor Carlos Alberto Goés, fundador e diretor geral da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS de Porto Alegre, durante o ano de 1995 até 2002. Clique aqui para acessar a live.

Vídeos Comemorativos

Convidado pelo curso de Letras-Libras, o tutor externo Paulo Sérgio Praxedes fez um breve resumo, em libras, da história, lutas e conquistas em diferentes contextos da comunidade surda. Confira:


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.