- UNIASSELVI Brusque promove apresentação de Trabalhos de Engenharia Química

06/07/2018 Geral

No primeiro semestre de 2018, os acadêmicos de Engenharia Química da UNIASSELVI - Brusque matriculados na disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar I, sob orientação do professor Ricardo Bortolotto, desenvolveram cinco projetos cuja temática principal era “transformação da matéria”. O objetivo dos acadêmicos era desenvolver um projeto de pesquisa, desde a busca pelas teorias básicas, até a execução do experimento apresentando uma problemática e a justificativa que viabiliza o desenvolvimento do projeto. Todos os projetos visavam apresentar uma solução para algum problema atual da indústria de transformação.

Dentre os projetos, quatro foram apresentados no Atalho 2018, atividade organizada pela UNIASSELVI no dia 9 de junho de 2018.

Os acadêmicos Daynara Heymannz e Jonas Bitencourt desenvolveram o projeto “Produção, propriedades e aplicações de bioplásticos obtidos a partir do amido” onde o intuito era desenvolver e analisar um material produzido a partir do amido que pudesse substituir o plástico tradicional não biodegradável.

A acadêmica Vanessa Oliveira de Deus Tomé desenvolveu o projeto “Otimização de corantes aplicados na indústria têxtil” onde objetivou melhorar a aplicação destes insumos e aperfeiçoar o processo de tratamento de efluentes deste ramo industrial, o qual é muito importante na região de Brusque e cidades vizinhas.

A acadêmica Valquíria Ferreira desenvolveu o projeto “Biodiesel de soja (B100)” onde o objetivo era produzir biodiesel isento de contaminantes como enxofre ou compostos aromáticos, poluentes comuns nos combustíveis fosseis, os quais são grandes problemas no biodiesel convencional.

Os acadêmicos Maicon Buss e Patrícia da Silva desenvolveram o projeto “Capacidade de adsorção do azul de metileno em minerais e solos” onde o objetivo era testar o corante azul de metileno como adsorvente de cátions e adapta-lo a uma metodologia para análise de solos de acordo com as normativas da EMBRAPA.

Conheça os cursos da UNIASSELVI em Brusque: clique aqui


Nós utilizamos cookies para viabilizar e melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o site da Uniasselvi, você; concorda com o uso dessa tecnologia.